Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

O Teatro Municipal de Bragança recebeu a sessão solene de comemoração dos 555 anos de Bragança Cidade



Irmãos Gonçalves e Amílcar Correia, ex-comandante da PSP receberam a medalha e diploma de mérito municipal.
Assinalaram-se ontem os 555 anos de elevação de Bragança a cidade. Foi no ano de 1187 Dom Sancho I concedeu a primeira carta de foral a Bragança. Em 1253 Dom Afonso III renovou o foral. Só a 20 de Fevereiro de 1464, Dom Afonso V, elevou Bragança a cidade. O documento foi assinado em Ceuta, que, à época, era território português.
O dia foi marcado de comemorações que culminaram com uma sessão solene, que decorreu no Teatro Municipal. No final em declarações, o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, destacou que ainda há caminhos por trilhar e que é necessário ter uma atitude inconformista: “um inconformismo que motiva para fazer mais e a querer fazer sempre mais. E eu acho que é esse o caminho que tem vindo a ser trilhado, no sentido de e não só no presente como também na forma como estamos a trabalhar da própria cidade, fazer mais obra e a deixar mais marcas na nossa cidade. Quer ano nível cultural, equipamentos, a vertente de conseguiremos trabalhar o arranjo dos espaços públicos. E por outro lado, não esquecendo, a actividade social de ajuda aos mais carenciados”, sustentou Hernâni Dias.

Na cerimónia foram entregues a Medalha e o Diploma Municipal de Mérito aos irmãos Óscar e António Gonçalves, que recentemente arrecadaram uma estrela Michelin, e ao Superintendente Amílcar Correia da PSP.

“Este reconhecimento é das gentes da nossa terra, porque também é um pouco deles. Porque foi através dos produtos endógenos e dos saberes que herdámos das gentes da nossa terra que conseguimos atingir o objectivo que lutamos tantos anos. Por isso é sempre bom que as pessoas viram em nós um trabalho de serviço público à gastronomia transmontana”, destacou Óscar Gonçalves.

Já o irmão, António Gonçalves, destaca que esta “é a primeira estrela em Trás-os-Montes. É acima de tudo mostrar que esforço e trabalho é recompensado quando bem direccionado e quando existe persistência. Considero que ao fim de algum tempo, isso resulta sempre. Acreditamos em Bragança e no trabalho que estamos a desenvolver”.

O Superintendente Amílcar Correia foi comandante da PSP durante 15 anos e ao receber a medalha e o diploma considera que é reconhecimento que do trabalho que a polícia fez e tem prestado ao longo dos anos, e são também 142 anos na cidade. Portanto é um reconhecimento público do trabalho da polícia e não propriamente do comandante. Estive 15 ano no comando, mas tenho que o partilhar com todos os colaboradores e com todos os polícias”.

No Teatro Municipal de Bragança estiveram cerca de 400 pessoas, no âmbito das comemorações dos 555 anos. A sessão foi seguida com um concerto de Madalfa Arnauth.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário