Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

"BI – Biosfera Integrada": a fauna e a flora de Portugal e África em imagens

Chama-se “B.I. - Biosfera Integrada” a exposição que, em 26 imagens, mostra a fauna e a flora do ecossistema brigantino e do africano. A mostra é de Pedro Rego, de Bragança, e está patente na Casa da Seda, no Centro de Ciência Viva, nesta cidade.
Segundo o fotógrafo o objectivo foi fazer um paralelismo entre os dois continentes. "Tentou-se fazer um paralelismo entre os dois ecossistemas. Existem duas fotografias, alusivas ao projecto INTEGRA, em que temos pessoas de diferentes nacionalidades, culturas e raça, a conviver de forma sã".

A mostra acaba por ser um retrato daquilo que foi a expedição do brigantino. Sobre o lugar, onde esteve 20 dias, contou as principais dificuldades em lá fotografar. "O continente africano é um pouco diferente daquilo a que estamos habituados portanto tem algumas dificuldades acrescidas, nomeadamente no clima. Existe muito pó e dificuldade em encontrar os animais que queremos, nomeadamente os predadores. Também é difícil fazer boas fotografias por causa da luz porque é mais intensa que na nossa região. Aqui também é mais fácil porque vivo cá e conheço os animais e o território", explicou Pedro Rego.

A exposição vai permanecer no espaço durante um ano, como adiantou Hernâni Dias, presidente da câmara de Bragança. "Temos aqui várias visitas de escolas e de pessoas a título individual. Temos agora aqui um projecto a decorrer diariamente, a Escola Ciência Viva, e por isso também será interessante mostrar o que temos aqui e aquilo que existe em África a este nível".

As fotografias dos vários animais são acompanhadas por um "bilhete de identidade", que indica também qual o nível de extinção da espécie. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa "INTEGRA: Rotas científicas para uma integração intercultural", financiado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário