domingo, 21 de julho de 2019

O Chá da Rainha Dona Catarina de Bragança!...

Por: Silvino dos Santos Potêncio
(colaborador do "Memórias...e outras coisas..")
Emigrante Transmontano em Natal/Brasil – desde 1979
Catarina Henriqueta (nasceu em Vila Viçosa, no Alentejo a 25 de novembro de 1638 e morreu em Lisboa a 31 de Dezembro de 1705) foi a esposa do rei Carlos II e Rainha consorte da Inglaterra, Escócia e Irlanda de 1662 até 1685. -  Era filha de D. João IV, primeiro rei da Casa de Bragança em Portugal, e sua esposa Dona Luísa de Gusmão. 
Catarina não foi uma rainha popular na Inglaterra por ser católica, o que a impediu de ser coroada.  Ela era um objeto especial de ataque pelos inventores da Trama Papista. Mesmo assim em abono da herança aristocrática e para a posteridade, ela deixou à Inglaterra a geleia de laranja, o hábito de beber chá, além de lá ter introduzido o uso dos talheres e do tabaco. (pelo visto, até então, os Ingleses certamente comiam com as mãos! Rsrsrsrsrs…)
De certa forma Catarina de Bragança foi a primeira Dama a oficializar com pontualidade Britânica  a hora do chá  e como naquele tempo não existia a palavra em Inglês para  “T.E.A. TIME”! A hora do Chá, ela se baseou na embalagem em Português. 
O sentido da sigla T.E.A. (Transporta Ervas Aromáticas) é uma palavra em Português e vinha escrita nas embalagens do chá que vinham do Império Português na África Austral, conhecido por “Mapa Cor de Rosa” o qual foi usurpado pela Cora Inlgesa à Coroa Portuguesa, mas… isso é outra história!.
Sua posição era difícil pois era perseguida pelas pessoas da aristocracia que não gostavam de estrangeiros. Seu Marido o Rei Don Carlos II continuava a ter filhos de suas amantes, mas insistia em que ela fosse tratada com respeito e recusou divorciar-se. Chegou mesmo a ser acusada de maquinar a morte do marido por sugestão do pontífice e outros príncipes católicos. (fofocas e mexericos de alcova eram entretenimentos na Corte – alguns por sinal era fatídicos como foi o caso dos Marqueses de Távora) 
Enviuvando ela em 1685, Catarina permaneceu na Inglaterra durante o reinado do cunhado Jaime II e regressou a Portugal no reinado conjunto de Guilherme III e Maria II, depois da Revolução Gloriosa entre Protestantes e Católicos na Inglaterra, Dona Catarina de Bragança veio para Portugal e instalou-se no Palácio da Bemposta em Lisboa até à data da sua morte em 1705. 

Este texto foi parcialmente extraído do Meu Livro “Um Convite P’ra Tomar Chá” – Segunda Edição – o qual trata deste tema de forma coloquial e hilárica ele tem escrita em prosa e verso.
Eis algumas quadras a título de intróito: 
Ensaio para tomar chá no estilo “surpresa!,… Bein éeee!!!… “cheguei”. Por gentileza sirva-me à moda antiga… “Baptista”!... pode servir o chá das “faive”!... Plise, plise… s’il vu plére!

  - (mote incial) 
 - Eu recebi um convite, 
Da Maria p'ra tomar Chá!
Na cozinha eu vi-te, vi-te
Mas, o João não estava lá!
Bati à porta do "chat", 
E a ver se alguém estava lá!
Só encontrei dois, no bate-bate!?
E a dançar o Chá-Chá-Chá!... 

Nota do Autor; o livro deve ser lançado em breve para ser vendido nas livrarias impresso, e pela internet em PDF. 
Desde já agradeço pela leitura. 
Um Forte Abraço Transmontano de sempre!


Silvino dos Santos Potêncio, nascido a 04/11/1948, é natural da Aldeia de Caravelas no Concelho de Mirandela – Trás-Os-Montes - Portugal.
Este Autor tem centenas de crônicas, algumas já divulgadas sob o Título genérico de “Crônicas da Emigração”.  Algumas destas crônicas são memórias dos meus 57 anos na Emigração foram incluídas nos Blogs que todavia estão inacessíveis devido ao bloqueio do Portugalmail.pt, porém algumas foram já transcritas para a Página Literária. 
Presidente Fundador do Clube Português de Natal e Membro activo de várias páginas em jornais virtuais ligados ao Mundo da Lusofonia.
01 – POEMAS DE ANGOLA – “Eu, O Pensamento, A Rima!...”
02 – E-Book (Livro Electrônico): “UM CONVITE P’RA TOMAR CHÁ”
03 - CURRIÇAS DE CARAVELAS- TROVAS COMENTADAS é uma Antologia que contém  Trovas  e Textos Auto Biográficos da Aldeia Transmontana. 
        São livros da minha autoria já prontos para Edição e publicação brevemente. 
Actualmente mantenho uma página literária própria, como Emigrante Transmontano em Natal/Brasil, no Portal Recanto das Letras.   
O sitio do Escritor Silvino Potêncio  www.silvinopotencio.net  está aberto a visitas de todos os leitores de Lingua Portuguesa. 


Muito grato pela Atenção e receba um Forte e Fraterno Abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário