Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Convento de Balsamão – o verdadeiro retiro vivo no Nordeste Transmontano!

Fui até ao Convento de Balsamão, talvez o mais bonito de todos os conventos ativos no país. Da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, a sua beleza não é a obra em si, até um pouco incaraterística, mas o todo. Em Trás-os-Montes, na freguesia de Chacim, município de Macedo de Cavaleiros, e no cimo de uma colina no mais puro e natural Nordeste Transmontano, assim se apresenta o monumento. Uma chamada clara ao – bem -.

A VISITA
Demorei cerca de 15 minutos da cidade até lá, ao também chamado Santuário de Balsamão. Uma viagem calma e tranquila. E a perceção clara que me deslocava para um – retiro -. Conduzi até lá em cima, numa estrada tipo espiral. Enquanto isso admirava e fotografava cada uma das oito capelas com os passos da Via Sacra. Lindas! Já lá em cima, a igreja, os dois claustros, o espaço museu e um miradouro natural sobre campos, pomares, vinhedos, prados, oliveiras e belos carvalhos. Fiz a visita completa e tive vontade de ficar! Inserido no convento, há também uma hospedaria, a – Casa de Retiro e Repouso -. Um espaço que recebe e convida os hóspedes para a contemplação e a participação nas orações diárias da comunidade.

A LENDA
A origem do santuário está associada a uma lenda. Durante a ocupação do território pelos muçulmanos as noivas eram forçadas a passar a noite de núpcias com o emir. No entanto, um dia, os cristãos locais revoltam-se e combatem as tropas. Com a batalha quase perdida, aparece uma misteriosa senhora (a Virgem Maria) a sarar os cristãos feridos com bálsamo. O emir foi morto e as tropas fogem. E o povo festeja a Nossa Senhora de Bálsamo na Mão. A protetora do lar, a padroeira de noivos e a divina enfermeira.

Acredita-se que no séc. XVII já existiria quem tomasse conta do santuário, mas foi em 1754 com a chegada do frei Casimiro que a comunidade ganhou força. Em 1834 com a expulsão das ordens religiosas entrou em ruínas, tendo sido readquirido pela ordem um século mais tarde. Hoje, só uma pequena comunidade de padres e frades ali subsiste. No entanto, com uma grande e louvável missão – manter ‘vivo’ o monte de Balsamão -.





Sem comentários:

Enviar um comentário