Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Escadaria de 150 anos vandalizada por jipes em Vila Flor

Passagens de todo-o-terreno danificaram o património do santuário em Vila Flor.

Uma suposta passagem de veículos todo-o-terreno danificou vários degraus da escadaria mais antiga do santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas, no concelho de Vila Flor. Uma empresa já se ofereceu para ajudar na reparação de um património que conta já com 150 anos.

"Fomos alertados, chamámos a GNR e fizemos a respetiva participação. Agora, está a ser investigado", confirmou ao Correio da Manhã Abílio Evaristo, membro da Comissão do Santuário de Nossa Senhora da Assunção. O caso já pode ter acontecido há cerca de duas semanas, à noite, mas só recentemente foi conhecido, após uma publicação nas redes sociais.

"A minha filha viu na internet e mostrou-me. Custou-me a crer. Fiquei muito triste. Tenho muita fé na Nossa Senhora e isto é um pecado muito grande", referiu Maria Margarida, moradora em Vilas Boas. "Tanta gente trabalhou para isto. E agora estão a estragar tudo", lamentou António Rodrigues.

"Além do estrago material, significativo, mas que, se calhar, é o menos importante, é o facto de se tratar de património histórico, que não é fácil reparar", vincou Abílio Evaristo, admitindo que tudo tenha resultado de "um ato incauto": "Depois de verem as escadas, estarão certamente arrependidos."

Uma empresa de restauro e conservação de património já se ofereceu para ajudar na reparação. As escadarias, em granito, foram construídas por volta de 1870 e conduzem à capela. Durante o mês de agosto, passam por ali milhares de pessoas e fiéis, principalmente na madrugada de 14 para 15, este último precisamente Dia de Nossa Senhora da Assunção.

Tânia Rei
Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário