“Casa para quem estuda, companhia para quem precisa”. É este o lema associado ao programa “Aconchego” da câmara de Mirandela que foi apresentado na passada segunda-feira.
Criado em 2004 pela Câmara Municipal do Porto, e premiado internacionalmente, este Programa Aconchego já abrangeu mais de 400 pessoas na cidade invicta e o Município de Mirandela decidiu “pegar na ideia e adaptá-lo à realidade local”, refere Orlando Pires, vereador da câmara de Mirandela.
Pela experiência adquirida nos 15 anos em que o programa está a ser implementado no Porto, o vereador daquele Município, entende que esta iniciativa “tem permitido ultrapassar alguns obstáculos financeiros dos jovens estudantes, aproximar gerações e despertar os valores humanos”,avança Fernando Paulo.
No entanto, este processo exige que seja gerido com muito rigor, com vista a encontrar os pares perfeitos. Para tal, a equipa da ação social da autarquia “terá um papel preponderante na avaliação e posteriormente na monitorização dos candidatos”, adianta Orlando Pires
Ambos os vereadores entendem que este não pode ser visto “como um programa de massas, até porque é preciso adequar bem o perfil e a motivação que leva um sénior a disponibilizar a sua habitação a um jovem estudante e este saber respeitar o espaço de cada um”, sublinha Fernando Paulo.
E para isso, o trabalho de acompanhamento da equipa de acção social já será muito preenchido, “não conseguindo atingir o objectivos finais se houver uma grande adesão”.
Para o presidente da associação de estudantes africanos da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, esta “é uma boa iniciativa dada a pouca oferta de quartos e o preço elevado dos que existem”. Wanderley Antunes não tem dúvidas que muitos dos estudantes que vêm dos países africanos de língua portuguesa “são potenciais candidatos a este programa”.
Também Leonel Xavier aplaude a implementação deste programa e até admite estar interessado em acolher jovens estudantes do ensino superior em sua casa, mas sugere que “seja alargado às aldeias do concelho e não seja apenas circunscrito à cidade”.
O Programa Aconchego em Mirandela está apresentado. "Casa para quem estuda, companhia para quem precisa" é o lema associado a esta ideia que a autarquia mirandelense irá implementar já durante este ano lectivo.
Escrito por Terra Quente (CIR)
Sem comentários:
Enviar um comentário