Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Vimioso apoiou mais de 420 bebés nos últimos 17 anos

O município de Vimioso apoiou mais de 420 bebés desde que foi implementado, em 2002, o "incentivo de apoio à natalidade", uma medida que pretende ajudar "a travar" o despovoamento naquele concelho, anunciou hoje o presidente da Câmara.
"Trata-se de uma medida implementada em 2002, ano em que o apoio era de 500 euros para cada bebé nascido no concelho. Em 2005, duplicámos o prémio, que está fixado atualmente nos mil euros, sendo esta uma forma de tentar travar o despovoamento no concelho de Vimioso, concretizou à Lusa Jorge Fidalgo.

A Câmara de Vimioso procede na quarta-feira à entrega dos prémios associados ao "Bebé do Ano", que vão contemplar as 27 crianças nascidas no concelho em 2019.

Além deste apoio monetário direto, o município de Vimioso financia na totalidade a vacinação das crianças contra a meningite, um encargo que ronda cerca de 500 euros por cada bebé.

Para além destas medidas, o município presta ainda apoios na área da educação, desde a creche até ao 9.º ano de escolaridade.

"Sabemos que não são estas medidas que resolvem os problemas do despovoamento ou que levam ao aumento da natalidade. O que pretendemos é, fundamentalmente, premiar aquelas famílias que continuam a acreditar que é possível constituir família e viver em Vimioso", vincou o autarca.

Segundo Jorge Fidalgo, a média de nascimentos no concelho, nos últimos 17 anos, ronda os 25 bebés/ano.

"Apesar de todos os esforços, o número de nascimentos é baixo num concelho como Vimioso, em que cerca de 60% da população tem mais de 65 anos", observou.

Jorge Fidalgo afirmou que o Estado "tem as maiores responsabilidades em matéria de despovoamento" e aponta como o exemplo o facto de o ensino nas escolas daquele concelho trasmontano só chegar ao 9.º ano.

"Basta dizer que não temos ensino secundário no nosso concelho até ao 12.º ano e os alunos têm de sair. Eram necessários mais apoios para ajudar a fixar as pessoas e criarem o seu posto de trabalho", frisou Jorge Fidalgo.

Para o autarca social-democrata, se não houver medidas mais "proativas" por parte do Estado de complemento aos esforços das autarquias, "não será possível rever ter o despovoamento do interior".

Sem comentários:

Enviar um comentário