Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Caçadores preocupados com propostas legislativas que podem impor limitações à actividade cinegética

Presidente da Confederação Nacional de Caçadores Portugueses, Fernando Castanheira Pinto, considera que algumas propostas de partidos como o Bloco de Esquerda e do PAN são "catastróficas" para a actividade.
Uma delas é a proibição da caça com chumbo: Castanheira Pinto considera que a proibição iria encarecer ainda mais a actividade. “Há muitos anos que se andam a estudar outras ligas para substituir o chumbo e até hoje os resultados são sempre piores. Além de serem umas ligas muito caras, o que torna cada vez mais a dificuldade dos caçadores continuarem a sua actividade, por outro lado temos a certeza, pelos estudos que foram feitos, que o impacto do chumbo fora das zonas húmidas é completamente residual. Portanto, proibido caçar com chumbo, nomeadamente espécies de caça menor, como coelhos, lebres, perdiz, rolas, é um autêntico desastre para a actividade cinegética. A Assembleia da República tem que estar muito atenta, temos a certeza que o PSD e o CDS votarão contra mas fazem-nos falta os votos do PS”.

Mais preocupante seria, na opinião de Fernando Castanheira Pinto, a proibição do tiro ao voo que prevê impedir qualquer actividade com aves cativas. “Também introduzido como propostas para o Orçamento do Estado é a questão do tiro ao voo. Há uma proposta para proibir o tiro ao voo e no seu articulado diz que será a proibição de qualquer actividade com aves cativas, que são, por exemplo, perdizes criadas em cativeiro, que servem para os nossos repovoamentos, para fazer o equilíbrio e sustentabilidade da própria espécie na gestão das zonas, tudo isto é uma actividade enorme mas sendo proibido a sua utilização estamos em crer que a caça terá os seus dias contados”.

Fernando Castanheira Pinto apela a que o PS vote contra estas propostas, contando que à direita haja oposição a estas intenções.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário