quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Ministra da Saúde garante investimento na contratação de novos médicos para a ULS Nordeste

A Unidade Local de Saúde do Nordeste tem 143 médicos de família, dos quais cerca de metade têm mais de 60 anos e, por isso, vão reformar-se e deixar a actividade dentro de pouco tempo.
Neste momento há cinco novos médicos de família que se fixaram em Bragança mas, ainda que esta seja uma esperança, poderá haver falta de resposta neste campo.

Questionada sobre a situação, a Ministra da Saúde, Marta Temido, que visitou, ao fim da manhã, a Unidade Hospitalar de Bragança, apenas reforçou que está a par do problema e garantiu que se vai investir em novas contratações.

“Atenção redobrada àquilo que neste momento é uma situação em que há praticamente uma cobertura integral de médicos de família, mas se não garantirmos que as novas contratações são efectuadas pode regredir e não queremos que isso aconteça. Portanto, vamos ter que investir em novas contratações”.

No caso da imagiologia, o cenário, no distrito, também não é o melhor, já que há apenas um médico nesta especialidade. Marta Temido assumiu que, nesta zona, é “preciso estudar outros mecanismos para que os profissionais se fixem”.

O mandato do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste está a terminar mas a ministra garantiu que será reconduzido. “A equipa tem tido resultados com os quais nos congratulamos e, obviamente, isso justificou que já tivesse sido tomada a decisão de recondução. O processo está em tramitação final”.

Marta Temido visitou a Unidade Hospitalar de Bragança e a de Macedo de Cavaleiros, assim como o Centro de Saúde de Mirandela, no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”.

Em Bragança conheceu a nova ala de medicina interna, que está em construção, e o local onde será construído o novo edifício com bloco operatório, central de esterilização e laboratório de patologia clínica. A ministra passou ainda pelo serviço de imagiologia, que sofreu, recentemente, obras de beneficiação.

Nesta visita de Marta Temido foi ainda assinado um protocolo entre a ULS Nordeste e o IPB para a criação do CleanTech Health Center, um centro para o desenvolvimento da medicina de reabilitação e tecnologias hospitalares limpas.

Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário