Neste momento há cinco novos médicos de família que se fixaram em Bragança mas, ainda que esta seja uma esperança, poderá haver falta de resposta neste campo.
Questionada sobre a situação, a Ministra da Saúde, Marta Temido, que visitou, ao fim da manhã, a Unidade Hospitalar de Bragança, apenas reforçou que está a par do problema e garantiu que se vai investir em novas contratações.
“Atenção redobrada àquilo que neste momento é uma situação em que há praticamente uma cobertura integral de médicos de família, mas se não garantirmos que as novas contratações são efectuadas pode regredir e não queremos que isso aconteça. Portanto, vamos ter que investir em novas contratações”.
No caso da imagiologia, o cenário, no distrito, também não é o melhor, já que há apenas um médico nesta especialidade. Marta Temido assumiu que, nesta zona, é “preciso estudar outros mecanismos para que os profissionais se fixem”.
O mandato do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste está a terminar mas a ministra garantiu que será reconduzido. “A equipa tem tido resultados com os quais nos congratulamos e, obviamente, isso justificou que já tivesse sido tomada a decisão de recondução. O processo está em tramitação final”.
Marta Temido visitou a Unidade Hospitalar de Bragança e a de Macedo de Cavaleiros, assim como o Centro de Saúde de Mirandela, no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”.
Em Bragança conheceu a nova ala de medicina interna, que está em construção, e o local onde será construído o novo edifício com bloco operatório, central de esterilização e laboratório de patologia clínica. A ministra passou ainda pelo serviço de imagiologia, que sofreu, recentemente, obras de beneficiação.
Nesta visita de Marta Temido foi ainda assinado um protocolo entre a ULS Nordeste e o IPB para a criação do CleanTech Health Center, um centro para o desenvolvimento da medicina de reabilitação e tecnologias hospitalares limpas.
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário