Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Centenas de mascarados no Carnaval dos Caretos em Bragança

Em Bragança, cerca de 900 mascarados encheram sábado as ruas da cidade de cor, travessuras e folia.
O Carnaval dos Caretos incluiu grupos de mascarados de Portugal e Espanha, bem como alunos de escolas e utentes de IPSS vestidos a rigor, com fatos de caretos.

A variedade e animação fez as delícias dos que quiseram assistir, tanto locais como visitantes. “Tento vir sempre, mas como agora vivo no estrangeiro, este ano por acaso calhou vir, já sentia falta destes rituais tão pagãos e transmontanos”, contou Sara Alves. Um turista de Lousada disse que foi “a primeira vez” que veio nesta época a Bragança para “conhecer a tradição, para ver como era” e achou que é “muito engraçado, com os trajes, é diferente do normal”.  

O desfile partiu do centro da cidade e dirigiu-se para o castelo onde o diabo de 6 metros de altura, a representar o diabo, morte e censura, foi queimado.

Segundo António Tiza, presidente da Academia Ibérica da Máscara, esta edição do carnaval dos caretos foi muito participada.

“Provavelmente foi um dos mais participados dos Carnavais dos Caretos, em termos de grupos de mascarados e, por aquilo que me dei conta, de assistência, acho que nunca vi tanta agente a assistir ao longo das ruas”, referiu.

Depois do desfile de centenas de caretos e da queima do diabo, o evento terminou com o concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário