Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Campanha alerta e sensibiliza para importância da agricultura sustentável como ferramenta de combate às alterações climáticas

A campanha "Agroambientais sem glifosato/herbicidas - Por uma agricultura regenerativa, climática, sem OGM e com mais carbono no solo", promovida pela Plataforma Transgénicos Fora (PTF), vai ser lançada publicamente esta segunda-feira, 10 de fevereiro, às 9h30, numa sessão que decorrerá na Herdade do Esporão – Torre (Reguengos de Monsaraz).

Uma agricultura sustentável e amiga do ambiente é fundamental não só para travar o processo de degradação dos habitats e as consequências das alterações climáticas, como também para pomover uma alimentação mais saudável e nutritiva.

A campanha tem como principais objetivos: excluir o herbicida glifosato dos modos de produção agrícola; limitar o uso de outros herbicidas de síntese química; reduzir o uso de outros pesticidas, em particular os de maior toxicidade; promover práticas agrícolas capazes de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (CO2, CH4, N2O) e aumentar o sequestro de carbono no solo; excluir as culturas geneticamente modificadas (OGM) das Medidas Agroambientais; alterar as regras das medidas agroambientais de modo a reforçar a componente ambiental; majorar as ajudas agroambientais aos agricultores que apliquem o maior número de práticas agrícolas mais favoráveis à melhoria da fertilidade do solo e ao sequestro de carbono e contribuir para inverter a tendência de desertificação física (erosão e degradação do solo) que já está a ocorrer em várias regiões de Portugal, principalmente no interior.

"Fala-se da urgência de reduzir, a todo o custo, as emissões de G.E.E. (gases de efeito de estufa) para travar as alterações climáticas, mas poucos falam da possibilidade de as reverter através da agricultura. Afinal, há soluções eficazes para os problemas atuais, mas falta aplicá-las em larga escala. Depois de décadas de desacordo entre os cidadãos e o poder, estamos finalmente perante um discurso político, a nível europeu e nacional, que valoriza a preservação do ambiente. Mas as palavras só por si são insuficientes, se queremos concretizar as mudanças preconizadas é necessário que a palavra e a ação estejam em sincronia, fechando o hiato que as tem separado e gerado o desconcerto do mundo. É esse o apelo e o contributo da Plataforma Transgénicos Fora através desta campanha", afirma a organização.

A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural é uma das organizações que integram a Plataforma Transgénicos Fora.

Saiba mais AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário