Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Mais 65 medidas para a valorização do interior

Às 160 medidas para a valorização do interior, anunciadas em 2017, vão juntar-se agora outras 65, que serão divulgadas na sequência da realização do concelho de ministros, em Bragança, no próximo dia 27 de Fevereiro.
A informação foi avançada pela secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que forneceu mais pormenores sobre o programa +CO3SO, apresentado na segunda-feira, pelo primeiro-ministro, na sua passagem por Bragança. Isabel Ferreira esclareceu que nos próximos dois anos haverá avisos abertos continuamente para a apresentação de candidaturas a programas de financiamento, dedicados exclusivamente ao interior do país, e com critérios adaptados a essa condição, na sequência de uma revisão do Plano de Revalorização do Interior, cuja aprovação será concretizada na referida reunião. No caso do +CO3SO Competitividade prevê-se apoiar a inovação e o empreendedorismo. “Estão construídos no sentido de englobar diferentes beneficiários, desde logo as empresas, estimulando a inovação produtiva, com um aviso de 110 milhões de euros só para o interior. Também há um estímulo ao empreendedorismo qualificado e criativo e a projectos em co-promoção entre empresas e entidades do sistema científico e tecnológico, com uma dotação de 20,5 milhões de euros, para o interior”. Isabel Ferreira garantiu ainda que se pretende “apostar e incentivar” na contratação de recursos humanos “altamente qualificados” e sistemas de apoio a acções colectivas”.

Isabel Ferreira deu ainda destaque ao +CO3SO Emprego, um programa voltado para as empresas, com uma dotação de mais de 108 milhões de euros. O programa também se pretende abranger as IPSS, num financiamento de 17 milhões. A secretária de Estado explica que há apoios adicionais, de 40%, para as empresas financiarem custos associados à criação de emprego. “Temos um outro programa que é o +CO3SO Emprego, que incentiva a criação de emprego, em territórios do interior, com uma dotação de mais de 108 milhões de euros e outros 17 milhões para IPSS localizadas nos territórios do interior. Apoia a criação do posto de trabalho e dá 40% adicional às empresas para que possam gastar naquilo que for importante para a criação e manutenção do posto de trabalho”.

A secretária de Estado avançou ainda que foi ampliado de 15 para 25 mil euros o montante sujeito a IRC de 12,5% às empresas instaladas no interior. “São questões que estão no Orçamento do Estado e que têm a ver com o IRC. São benefícios fiscais, neste caso para empresas e que tem a ver com o aumento do limite de 15 mil euros para 25 mil, para se aplicar a percentagem de dedução à colecta para estas empresas do interior”.

Isabel Ferreira anunciou ainda que, para utilizadores frequentes e aos fins-de-semana, serão reduzidas as portagens das ex-scuts, como as da A24, 23, 25 e ainda as da A4.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário