Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶́𝗽𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗕𝗿𝗮𝗴𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗮 𝟭𝟬𝟬 % 𝗮 𝘃𝗮𝗰𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗮𝗻𝗶𝗺𝗮𝗹

 𝙊 𝙈𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞́𝙥𝙞𝙤 𝙙𝙚 𝘽𝙧𝙖𝙜𝙖𝙣𝙘̧𝙖 𝙨𝙪𝙥𝙤𝙧𝙩𝙤𝙪, 𝙣𝙖 𝙩𝙤𝙩𝙖𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚, 𝙤𝙨 𝙘𝙪𝙨𝙩𝙤𝙨 𝙧𝙚𝙡𝙖𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖𝙙𝙤𝙨 𝙘𝙤𝙢 𝙖 𝙫𝙖𝙘𝙞𝙣𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙖𝙣𝙞𝙢𝙖𝙡 (𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙚𝙧𝙞𝙖𝙢 𝙖𝙨𝙨𝙪𝙢𝙞𝙙𝙤𝙨 𝙥𝙚𝙡𝙤𝙨 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙙𝙤𝙧𝙚𝙨), 𝙣𝙪𝙢 𝙞𝙣𝙫𝙚𝙨𝙩𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙜𝙡𝙤𝙗𝙖𝙡 𝙙𝙚 70 𝙢𝙞𝙡 𝙚𝙪𝙧𝙤𝙨.


No total, 2.850 bovinos, com idade igual ou superior a dois anos, e 30.100 pequenos ruminantes (ovinos e caprinos), jovens e adultos, legalmente registados no Concelho de Bragança, foram vacinados no âmbito do protocolo celebrado, em maio de 2020, com o Agrupamento de Defesa Sanitária – Associação de Criadores de Gado de Bragança, que visou o desenvolvimento (até ao final do mês de dezembro de 2020) de ações de profilaxia médica e sanitária de rastreio da tuberculose bovina, brucelose bovina, leucose enzoótica bovina dos ovinos e caprinos.

Através deste protocolo, o Município de Bragança pretendeu apoiar os criadores e produtores pecuários do concelho, suportando os custos obrigatórios relacionados com a sanidade animal, reduzindo, assim, o seu impacto negativo na rentabilidade das explorações e mitigando os prejuízos relacionados com as quebras nas vendas de carne e escoamento de produtos, devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

Recorde-se que têm vindo a ser desenvolvidos, em todo o País, diversos programas de erradicação e vigilância de doenças de animais e ações de controlo para a prevenção de doenças constantes do Programa Nacional de Saúde Animal (PNSA), nomeadamente em bovinos, ovinos e caprinos.

A execução do PNSA (que implica a realização de um conjunto de ações de caráter profilático e sanitário, análises laboratoriais e abate sanitário de animais) representa um custo que é suportado, em grande parte, pelos criadores e produtores que detêm os animais e a que estão legalmente obrigados.

E̲m̲ ̲2̲0̲2̲1̲,̲ ̲o̲ ̲M̲u̲n̲i̲c̲í̲p̲i̲o̲ ̲d̲e̲ ̲B̲r̲a̲g̲a̲n̲ç̲a̲ ̲v̲a̲i̲ ̲c̲o̲n̲t̲i̲n̲u̲a̲r̲ ̲a̲ ̲f̲i̲n̲a̲n̲c̲i̲a̲r̲ ̲a̲ ̲1̲0̲0̲ ̲p̲o̲r̲ ̲c̲e̲n̲t̲o̲ ̲a̲ ̲v̲a̲c̲i̲n̲a̲ç̲ã̲o̲ ̲a̲n̲i̲m̲a̲l̲ ̲n̲o̲ ̲̲co̲n̲c̲e̲l̲h̲o̲.̲

Sem comentários:

Enviar um comentário