Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Seis projetos vão desenvolver novos conhecimentos sobre Parque do Montesinho

 A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) selecionou seis projetos de investigação, num investimento de 1,4 milhões de euros, para a promoção de atividades interdisciplinares e desenvolvimento de novos conhecimentos na região do Parque Natural do Montesinho.
Numa nota publicada na sua página da Internet, a FCT explica que, de um total de 60 candidaturas, foram selecionados seis projetos para a promoção de atividades de âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar no Parque Natural do Montesinho.

Dos projetos selecionados dois são do Instituto Politécnico de Bragança (IP Bragança), um é da Universidade do Minho e outro do laboratório REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia).

Paralelamente, foram também selecionados projetos da Universidade do Minho, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

Os seis projetos, que visam aprofundar “uma agenda de Inovação e Desenvolvimento (I&D) sobre o Parque Natural de Montesinho e a sua projeção para o futuro”, vão ter a duração entre 36 e 48 meses.

O estudo de abordagens sustentáveis para a reabilitação e revitalização do património cultural do parque, o impulso à sustentabilidade da floresta de carvalhos ou uma ferramenta de observação da terra para a conservação da biodiversidade são algumas das investigações.

A biodiversidade do Parque Natural de Montesinho permitirá monitorizar e aprofundar o estudo das alterações climáticas e desenvolver “medidas e ações de mitigação em tempo útil”, explica a FCT, acrescentando que o parque apresenta uma “inigualável riqueza ambiental”.

“No caso do Parque Natural de Montesinho, o sistema montanhoso tem uma influência relevante no clima regional como mostram os estudos e trabalhos de monitorização desenvolvidos nas últimas décadas sobretudo no âmbito da Rede Ibérica de Investigação de Montanha”, refere a FCT.

Sem comentários:

Enviar um comentário