Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 5 de junho de 2021

Mogadouro selou lixeira a céu aberto com 25 anos e instalou mais 12 ecopontos

 O município de Mogadouro selou hoje a principal lixeira a céu aberto  do concelho e avança com a instalação de mais 12 ecopontos para triagem lixos domésticos e industriais, disse à Lusa o presidente da Câmara.


"Esta lixeira a céu aberto, situada no lugar da ribeira, era um problema ambiental há mais de 25 anos, porque se encontra nas proximidades de uma linha de água e uma área rica do ponto de vista ambiental. Não faz sentido ter espaço como este quando pretendemos apostar na qualidade de vida", concretizou Francisco Guimarães.

Quanto ao investimento feito pela autarquia para aquisição dos 12 novos ecopontos, ronda os 18.000 euros.

De acordo com o autarca, a partir de hoje, as pessoas podem fazer a seleção dos lixos ou 'monos' e depositá-los neste ecopontos localizados em locais específicos para o efeito e espalhados por toda a vila do distrito de Bragança.

"Para além da rede de ecopontos, agora foi reforçada há igualmente um centro para o deposito de lixos e ‘monos' situado na zona industrial que também foi reforçado com mais contentores e melhores condições para que assim receber os todo o tipo de objetos que já não são utilizados elas pessoas", vincou o autarca.

Francisco Guimarães disse que o município já havia colocado ecopontos espalhados pela vila e agora houve a necessidade de um reforço destes equipamentos devido a selagem da lixeira.

O presidente da União das Freguesias de Mogadouro, Valverde, Vale de Porco e Vilar do Rei, José Freitas, disse que a selagem da lixeira é uma mais valia ambiental, já que mesma está localizada num área onde abundam vinhas que produzem vinhos conceituados na sub-região vinícola do Planalto de Mirandês.

"Este espaço é sustentável do ponto de vista ambiental e não fazia sentido ter aqui uma lixeira a céu aberto, num terreiro em que se produz vinho de qualidade que é importante para economia do concelho", concluiu.

A rede de ecopontos de Mogadouro é composta por 70 unidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário