terça-feira, 30 de novembro de 2021

Jornal do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal considerado o melhor jornal de agrupamento a nível nacional

 O jornal do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança, venceu o primeiro prémio do concurso nacional de jornais escolares do Público
O “Outra Presença” foi considerado o melhor jornal de agrupamento a nível nacional e recebeu um prémio de 2000 euros.

A coordenadora do jornal, a professora Luísa Diz Lopes, admite que ficaram surpreendidos com a distinção, tendo em conta as restrições com que o clube de jornalismo da escola funcionou com a pandemia.

“Tendo em conta a forma como este ano decorreu, o facto de a maior parte das reuniões de jornalismo terem sido online, não ser possível os alunos não terem ido para a rua participar em eventos, levou-me a crer que o jornal poderia não ter a qualidade necessária apara atingir este primeiro lugar”, explicou.

Esta não é a primeira vez que o Outra Presença é distinguido no concurso nacional. A professora de português acredita que o reconhecimento do trabalho serve de incentivo para manter o jornal que foi criado há 32 anos.

Carolina Teixeira é uma das alunas que participa na elaboração do jornal, há quatro anos. Admite que o prémio ainda foi mais especial por ter chegado em contexto de pandemia que trouxe mais desafios à equipa.

“Uma grande emoção, principalmente depois de um ano com as limitações todas que sabemos. Isto dá-nos mais motivação, mas também responsabilidade”, disse.

O Concurso Nacional de Jornais Escolares é um projecto incluído no programa Público na Escola, promovido pelo jornal com o apoio do Ministério da Educação e da EDULO, uma iniciativa da Fundação Belmiro de Azevedo. Foram entregues 8 mil euros em prémios a quatro jornais escolares e quatro trabalhas publicados.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário