terça-feira, 30 de novembro de 2021

O Hotel Restaurante a Vileira (Vimioso)- É Um local de culto na Gastronomia Transmontana

 Vileira

O Hotel Restaurante Vileira instalado na vila do Vimioso foi uma das gratas surpresas com que nos deparámos no ano de 2011 quando o Portugal Notável pernoitou e jantou em Abril na sua viagem de reconhecimento do distrito de Bragança.

Apresentamos desde já algumas vantagens que fazem do A Vileira um local de eleição para quem visita ou estadia em negócios na região transmontana.

1)- O Hotel Restaurante A Vileira fica estrategicamente colocado em pleno centro do Nordeste Transmontano (distrito de Bragança- aqui pode ver a lista dos seus locais notáveis); é relativamente equidistante dos locais mais turísticos (Parque Natural do Douro Internacional, Parque Natural de Montesinho e dos cascos medievais das cidade de Bragança e Miranda do Douro).

2)-Ainda em relação ao seu posicionamento um local de que é de visita obrigatória e que está muito perto de Vimioso, é o magnífico Castelo de Algoso (ler aqui) , não tanto pela sua estrutura e monumentalidade mas mais pela sua admirável implantação em crista quartzítica.

3)- Hotel Restaurante A Vileira é um edifício moderno e acolhedor, idealizado para proporcionar aquele retiro no melhor conforto possível. O Hotel Restaurante A Vileira dispõe de quartos simples e duplos (duas camas e de casal), todos com casa de banho privativa, telefone e tv. São 17 quartos, distribuídos por 1 piso, todos decorados num estilo simples, confortável e aconchegante, para que possa desfrutar de uma agradável estadia. 

4) O Hotel Restaurante A Vileira está presente, com todo o profissionalismo, em todos os eventos festivos do Vimioso nomeadamente festas de casamento, baptizado, um Aniversário ou até mesmo um encontro entre colaboradores de empresas…!

5) A não perder é sem dúvida a festa das jornadas gastronómica micológica, que conta com a participação e o empenhamento do A Vileira. Sem dúvida que estas jornadas são uma ocasião única para saborear esta fabulosa iguaria de Vimioso. A jornada gastronómica Micológica já é um evento importante em Vimioso. O Hotel restaurante “A Vileira”, responsável pela implementação desta iniciativa, presenteia os convidados com entradas, pratos e sobremesas baseados nos ricos sabores dos cogumelos da região. O restaurante enche-se com gentes oriundas de várias partes do país como do Porto, Braga, Coimbra e, inclusive, de Espanha. (ler aqui)

A não perder este magnífico vídeo sobre a Jornada Micológica no A Vileira.


6) Uma das mais-valias do A Vileira é indiscutivelmente a sua magnífica gastronomia transmontana com pratos ricos e, sobretudo, saborosos. As melhores carnes, a melhor caça, os melhores produtos da terra.
O cabrito, por alturas da Páscoa, merece um enorme destaque e que até conta com uma semana gastronómica.

7)- o A Vileira tem uma sala ampla com decoração agradável aos sentidos.

8) As entradas que nos servem são magníficas com os enchidos regionais (o fumeiro), encontrando-se presente o presunto as alheiras (também designadas de tabafeias), o salpicão e o butelo, estes são apenas alguns produtos afamados representantes.
Em relação as sopas destacamos as Sopas da Cegada e Sopas de matança.
Entre os pratos mais emblemáticos contam-se o bacalhau na brasa e à portuguesa, a posta de vitela mirandesa, as costelinhas de cordeiro na brasa, as alheiras o cozido com butelo e cascas.
CARNES: Costeleta de Vitela Mirandesa Certificada, Posta de Vitela à Pimenta Mirandesa Certificada, Magret de Pato ao Vinho do Porto, Azedo com grelos, Butelo com cascas, Bife à “Vileira”, Enchidos regionais, Cabrito assado no forno, Costeletinhas de cabrito assadas na brasa, Caça(na época).
PEIXES: Grande variedade em peixe fresco grelhado (Robalo, Salmão, Dourada, Tamboril, Congro), Arroz de Tamboril, Polvo à Lagareiro.
VINHOS: Todas as zonas demarcadas – Douro, Alentejo, Dão, etc…
Estes são apenas alguns exemplos das muitas iguarias que o amigo Luís coloca a disposição dos seus clientes e que revelam um duplo bom gosto: gosto no prazer de bem-fazer e gosto em defender a riquíssima gastronomia transmontana.
Sem dúvida que o restaurante A Vileira e toda a região justificam uma escapadela por parte dos turistas de bom gosto.

9) A Vileira já é um local de culto na cozinha transmontana, por proporcionar ao viajante uma experiência única gastronómica com excelente relação qualidade/preço.

Obrigado Luís!

Hotel Restaurante A Vileira
http://www.vileira.com/
Morada Avenida de Alcanices, Nr. 1, 5230-308 Vimioso
Telefone: 273 518 200, 273 518 203
E-mail- vileira@iol.pt
Avaliação final (0 a 5)
Qualidade das Entradas (4)
Prato de carnes (5)
Prato de Peixes (4)
Sobremesas (3)
Garrafeira (4)
Qualidade do atendimento (celeridade e simpatia) (5)
Sala e ambiente (3)

Original AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário