Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 27 de novembro de 2021

Candidatura de mais de 30 rituais com máscaras a património da UNESCO já está a ser avaliada

 A Direcção Geral do Património Cultural já está a avaliar a candidatura das festas com máscaras a património imaterial da humanidade da UNESCO


A candidatura transfronteiriça é promovida pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial – Zasnet e diz respeito a mais de 30 rituais com máscaras de Trás-os-Montes, Salamanca e Zamora.

A garantia de que segue um “bom caminho” foi deixada, ontem, pela vereadora da cultura da câmara de Bragança, Fernanda Silva, à margem da abertura da X Bienal da Máscara – MASCARARTE.

“Está a ser avaliada mascarada a mascarada, ritual a ritual e está em fase de enriquecimento, por assim dizer, mas está num bom caminho para que a seguir possa seguir para o gabinete da UNESCO para ser feita a avaliação final. Esperamos que isso aconteça dentro de um ano”, explicou.

A MASCARARTE começou ontem, com a inauguração da exposição temática “Mascaradas de Inverno da Raia Ibérica”, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira. Foi também apresentado o catálogo da bienal de 2019 e aberto o “Espaço Máscara”, com a mostra de trabalhos de artesãos locais. Várias iniciativas que compunham o evento foram canceladas, por causa do aumento de casos de covid-19, mas a vereadora diz que o que vai acontecer e representativo da bienal.

No “Espaço Máscara” há vários tipos e feitios de máscaras para conhecer. São trabalhos de artesãos locais, que consideram proveitoso ali expor e que afirmam que a bienal serve para mostrar e vender algumas máscaras.

“Costuma-se dizer que quem não aparece não existe, por isso gosto sempre de participar na Bienal da Máscara. É verdade que há algumas restrições, mas não é por aí que nós deixamos de participar. Não sei se vou vender alguma coisa, mas tenho que participar e divulgar que existimos [artesãos]”, referiu Fernando Tiza.

A MASCARTE continua hoje, amanhã e segunda-feira, com conferências, inauguração de exposições e apresentação de livros. O desfile pelas ruas do centro histórico e a queima do mascareto, que deviam acontecer este sábado, foram cancelados.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário