quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Aldeia de Montesinho


Montesinho é a aldeia serrana que emprestou o nome ao parque natural homónimo. Fica localizada a mais de mil metros de altitude, o que faz dela a aldeia mais alta do Parque Natural de Montesinho. Invisível até ao último minuto, quem chega pela estrada surpreende-se com uma aldeia de arquitetura popular transmontana cheia de cor, florida e bonita. E animada sempre que os visitantes enchem as duas praças frente aos cafés da aldeia. Quando há festa na aldeia, é aqui que acontecem os jogos tradicionais, puxa-se dum instrumento e está montado o bailarico.


O potencial turístico foi notado nesta aldeia de Bragança, o que resultou na revitalização da aldeia mantendo a traça antiga das casas de xisto e granito, telhados de ardósia negra e varandas de madeira. Muitas delas são alojamentos de Turismo Rural que vieram reforçar a sensação de aconchego desta aldeia genuína. Um bom refúgio da azáfama citadina para quem procura aquele sossego que só as aldeias de Bragança oferecem. O clima de extremos desta aldeia plantada em Plena Serra do Montesinho contribui, e muito, para a excelência das suas iguarias gastronómicas como o afamado Cabrito de Montesinho e produtos de fumeiro.


Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada, sugerimos que vá percorrer o percurso pedestre circular Trilho Porto Furado (PR3), o nosso trilho favorito da Serra de Montesinho. O trilho começa e termina na aldeia de Montesinho e ao longo dos seus 8km irá atravessar um sem número de lameiros, ver curiosas formações rochosas, visitar a Barragem da Serra Serrada, a represa e canal romanos do Porto Furado (que serviam para a exploração do ouro) e o Castro Curisco.

A não perder numa visita à aldeia de Montesinho
Igreja de Santo António (séc. XVII) | Ribeira de Vilar | Museu e Núcleo Interpretativo | Parque Natural de Montesinho | Barragem da Serra Serrada | Barragem de Veiguinhas | Complexo mineiro do Portelo.

Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário