Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Mascararte em Bragança: máscaras há muitas

 Sem podermos esquecer as máscaras de protecção, até quase nos esquecemos que há outras: eis as Mascaradas de Inverno da Raia Ibérica no regresso do festival Mascararte. Programa cheio de 25 a 27 de Novembro e a 6 de Dezembro, incluindo desfile de mascarados pelo centro histórico.


“Mascaradas Raianas – Mascaradas de Inverno da Raia Ibérica do antigo território Zoela”. É este o tema da X Bienal da Máscara em Bragança. É o Mascararte, com as máscaras a invadirem a cidade entre 25 e 27 de Novembro, a anteceder o programa de Natal local, e a 6 de Dezembro. Não as de protecção, que agora usamos todos os dias, mas as que mantêm vivas as tradições da região.

O ponto alto é o desfile de centenas de mascarados, nos dois lados da fronteira e no centro histórico, a desembocar na Queima do Mascareto, onde música, dança e caretos animarão a festa no sábado.

Mas há mais para ver, ouvir e fazer nesta décima edição da bienal, seja um concerto dos Gaiteiros de Lisboa logo na primeira noite, uma mostra de artesãos, conversas, exposições ou um Laboratório de Máscaras para as construir com materiais diversos e usar no próximo Carnaval dos Caretos.

Entre os destaques do programa, encontram-se ainda, logo na quinta-feira, a inauguração da exposição temática Mascaradas de Inverno da Raia Ibérica e abertura do Espaço Máscara, com mostra de artesãos (Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, 18h). Logo a seguir, o lançamento do documentário Villanueva de Valrojo: Demónios e Antruejos, de Manuel Gardete e Academia Ibérica da Máscara (no auditório do centro). À noite, debate-se O Papel das Comunidades nos Rituais das Festas de Inverno (mesmo local, 21h). 

Na sexta-feira, além do Laboratório de Máscara para jovens estudantes, inaugura a exposição Mascaradas Raianas, de Carlos Gonzalez Ximenez (no Centro de Fotografia Georges Dussaud, 17h30). Pouco depois decorrerá a conferência Máscaras em Trás-os-Montes: tipologias, topologias e metodologias de pesquisa (no centro Adriano Moreira, 18h). À noite, há espectáculo dos Gaiteiros: Bestiário (Teatro Municipal de Bragança, 21h).


No sábado será apresentado o livro Mascaradas de la Península Ibérica de Oscar Gonzalez (no centro cultural, 10h30) e decorre o workshop Uma nova visão sobre a máscara, para pais e filhos, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

O momento mais festivo arranca às 16h30 de sábado: desfile de máscaras ibéricas pelas ruas do centro histórico de Bragança a partir das 16h30 e espectáculo da Queima do Mascareto à 18h sob o mote O Conflito dos dois mundos – Bem e Mal.


Ainda um momento final da edição deste ano, mais contida, naturalmente já que decorrerá (ainda) sob o signo da pandemia e de outras máscaras: dia 6 de Dezembro é inaugurada a exposição colectiva Um outro olhar sobre a máscara (no centro cultural Adriano Moreira, 18h).

O programa completo destas Mascaradas Raianas está detalhado AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário