segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Profissionais de saúde percorrem concelho de Alfândega da Fé para prestar apoio a idosos

 Um grupo de técnicos e profissionais de saúde está a deslocar-se diariamente a casa de alguns idosos, no concelho de Alfândega da Fé


A equipa presta apoio psicológico, ajuda na reabilitação e recuperação física, leva cuidados de enfermagem e medicação, promove a estimulação cognitiva e faz a ponte com outros serviços de acção social disponíveis.

A Equipa de Atenção Biopsicossocial à Pessoa Idosa foi criada pela câmara municipal e, segundo disse a coordenadora desta, Telma Figueiredo, também prevê ajudar os cuidadores dos idosos, que, muitas vezes precisam de apoio para melhor prestar cuidados.

“Temos vários profissionais de saúde, a equipa é composta por enfermeiros, assistente social, psicólogos, nutricionistas, sociólogos e psicomotricista. Sabemos que o concelho de Alfândega da Fé tem uma população completamente envelhecida e achámos que havia estas necessidades e que há pessoas que não querem colocar os idosos num lar e preferem ter em casa”, explicou.

A equipa tem parceria com o centro de saúde, lares de idosos, centros de dia e várias outras instituições e está no terreno desde Maio, tendo sido agora oficialmente apresentada. Os cuidadores que pretendam usufruir do apoio devem solicitá-lo. Depois serão avaliados os critérios de admissão e, caso a pessoa os preencha, é também avaliado em que áreas a equipa pode ajudar.

Os profissionais ajudam directamente os idosos e também os cuidadores a prestar apoio às pessoas que têm a seu cargo, mas não fica por aqui. Telma Figueiredo diz que é uma forma de também apoiar os cuidadores, que muitas vezes se esquecem de si mesmos. Assim, a equipa foi agora apresentada e ao mesmo tempo promoveu-se um encontro de cuidadores, para que se partilhem experiências.

“Estas pessoas também precisam muito do nosso apoio e, por isso mesmo, estamos a fazer estes encontros. Uma pessoa que está 24h sobre 24h a cuidar de outra pessoa não é nada fácil e queremos mesmo tentar fazer uma vez por mês estes encontros também para ajudar os cuidadores”, salientou.

A equipa actua, em Alfândega da Fé, desde Maio e prevê contribuir para retardar, ou mesmo evitar, a institucionalização dos idosos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário