Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Profissionais de saúde percorrem concelho de Alfândega da Fé para prestar apoio a idosos

 Um grupo de técnicos e profissionais de saúde está a deslocar-se diariamente a casa de alguns idosos, no concelho de Alfândega da Fé


A equipa presta apoio psicológico, ajuda na reabilitação e recuperação física, leva cuidados de enfermagem e medicação, promove a estimulação cognitiva e faz a ponte com outros serviços de acção social disponíveis.

A Equipa de Atenção Biopsicossocial à Pessoa Idosa foi criada pela câmara municipal e, segundo disse a coordenadora desta, Telma Figueiredo, também prevê ajudar os cuidadores dos idosos, que, muitas vezes precisam de apoio para melhor prestar cuidados.

“Temos vários profissionais de saúde, a equipa é composta por enfermeiros, assistente social, psicólogos, nutricionistas, sociólogos e psicomotricista. Sabemos que o concelho de Alfândega da Fé tem uma população completamente envelhecida e achámos que havia estas necessidades e que há pessoas que não querem colocar os idosos num lar e preferem ter em casa”, explicou.

A equipa tem parceria com o centro de saúde, lares de idosos, centros de dia e várias outras instituições e está no terreno desde Maio, tendo sido agora oficialmente apresentada. Os cuidadores que pretendam usufruir do apoio devem solicitá-lo. Depois serão avaliados os critérios de admissão e, caso a pessoa os preencha, é também avaliado em que áreas a equipa pode ajudar.

Os profissionais ajudam directamente os idosos e também os cuidadores a prestar apoio às pessoas que têm a seu cargo, mas não fica por aqui. Telma Figueiredo diz que é uma forma de também apoiar os cuidadores, que muitas vezes se esquecem de si mesmos. Assim, a equipa foi agora apresentada e ao mesmo tempo promoveu-se um encontro de cuidadores, para que se partilhem experiências.

“Estas pessoas também precisam muito do nosso apoio e, por isso mesmo, estamos a fazer estes encontros. Uma pessoa que está 24h sobre 24h a cuidar de outra pessoa não é nada fácil e queremos mesmo tentar fazer uma vez por mês estes encontros também para ajudar os cuidadores”, salientou.

A equipa actua, em Alfândega da Fé, desde Maio e prevê contribuir para retardar, ou mesmo evitar, a institucionalização dos idosos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário