Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Movimento Cultural da Terra de Miranda avança com Plano Estratégico para a Terra de Miranda

 O Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) aprovou hoje o Plano Estratégico para a Terra de Miranda (PETM), por si elaborado, que em breve será divulgado publicamente.

O PETM assenta numa visão para o futuro da Terra de Miranda no médio prazo que a torne uma terra próspera, das mais desenvolvidas do país, bem como numa estratégia composta pela implementação de 34 projetos nele descritos.

A estratégia do PETM é a de valorização dos extraordinários recursos que só a nossa Terra possui e que nos distinguem, nomeadamente sete raças animais autóctones, condições excelentes de produção agrícola, um património histórico riquíssimo e os melhores recursos a nível mundial para a produção de energia elétrica. Mas, acima de tudo, uma Língua e uma Cultura próprias, que exprimem a alma e são a identidade de um Povo.

Apesar disso, nos últimos 60 anos perdemos 2/3 da população. Essa perda continua acelerada atualmente e a base agrícola da nossa economia sofreu idêntico desastre. A continuarmos assim, é toda uma Cultura, uma Língua e um Povo que correm risco de extinção. 

O PETM identifica seis bloqueios que nos conduziram até aqui, que impedem os nossos recursos de gerar a riqueza contida no seu potencial, todos eles resultantes de erradas opções dos vários governos ao longo de décadas. Identifica ainda as medidas necessárias à sua superação.

O PETM é um grito da sociedade civil, iniciado por um conjunto de cidadãos e associações inconformados com o rumo insustentável para onde estão a conduzir a nossa Terra, que o oferecem ao país e aos responsáveis políticos locais, nacionais e da União Europeia, no exercício do seu dever de cidadania.

O MCTM vai agora solicitar reuniões de apresentação do PETM aos eleitos locais dos municípios de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, bem como da respetiva Comunidade Intermunicipal, seguindo-se depois idênticos pedidos aos responsáveis do Estado e da União Europeia.

O MCTM deliberou também, na reunião de hoje, exortar os municípios da Terra de Miranda a:

i) Exigirem à AT, como sujeitos ativos dos impostos e titulares das receitas devidas pelo negócio das barragens, a realização dos atos necessários à liquidação e cobrança dos impostos devidos, bem como do IMI que incide sobre as edificações das barragens, colaborando também na descoberta da verdade material;

ii) Exercerem todos os seus direitos processuais como lesados, no processo de inquérito criminal que está em curso, colaborando com o Ministério Público na descoberta da verdade material e na realização da Justiça;

iii) Exigirem ao Ministério do Ambiente a realização de todos os investimentos que foram anunciados publicamente, em 8 de maio findo, pelo Ministro do Ambiente, no valor de 400 milhões de euros, dos quais pouco mais se ouviu falar.

Terra de Miranda, 22 de novembro de 2021

Podem consultar o documento AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário