segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Formação em Cidades, Vilas e Territórios Inteligentes

 Ao longo de uma semana, políticos e técnicos dos nove municípios que constituem a CIM das Terras de Trás-os-Montes participam nesta ação que pretende dotar os intervenientes com os instrumentos necessários para responder aos desafios futuros dos territórios.


Como é que uma cidade ou região se prepara com sucesso para os desafios do século XXI e como proporciona aos seus cidadãos um ambiente habitável, sustentável e orientado para a inovação?

Estas são algumas das questões às quais a formação em cidades, vilas e territórios inteligentes pretende dar resposta. Ao longo de uma semana, políticos e técnicos dos nove municípios que constituem a CIM das Terras de Trás-os-Montes participam nesta ação que pretende dotar os intervenientes com os instrumentos necessários para responder aos desafios futuros dos territórios. A formação, promovida pela CIM das Terras de Trás-os-Montes tem lugar no Brigantia Ecopark, em Bragança e conta com a participação de especialistas internacionais: Portugal, França e Alemanha.

Recorde-se que a transformação para uma Cidade e Região Inteligente não consiste apenas na aplicação de novas tecnologias. O seu desenvolvimento requer uma abordagem holística para a implementação bem-sucedida de tecnologias inovadoras, infraestruturas sustentáveis e processos digitais. As Cidades e Regiões Inteligentes oferecem soluções integradas que são eficientes, sustentáveis, resilientes e equipadas com sucesso para os diversos desafios do futuro.

Neste contexto esta formação assume especial relevância e pretende apoiar os participantes no desenvolvimento e implementação de estratégias Smart City & Smart Region e dar uma visão sobre respostas técnicas inovadoras, sistemas de incentivos e modelos de financiamento, assim como outras opções de conceção. Além disso, a formação permitirá também uma visão abrangente dos atuais desenvolvimentos e soluções no campo da transformação digital e sustentável; aprender com boas práticas e exemplos de cidades em todo o mundo e beneficiar da troca de experiências com outros participantes e discutir questões com os especialistas presentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário