Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 27 de novembro de 2021

Secretário de Estado da Agricultura visitou Quinta do Valongo em Mirandela onde será criado Polo de Inovação

 Vai ser criado um polo de inovação, na Quinta do Valongo, em Mirandela, ligado à agricultura, nomeadamente ao olival e aos frutos secos


O secretário de Estado da Agricultura visitou, esta manhã, as instalações que já estão na quinta e que serão requalificadas para esta nova estrutura. Rui Martinho acredita que este polo irá acrescentar valor aos produtos da região, nomeadamente ao azeite.

“Nós queremos valorizar ainda mais, dar expressão mais visível ao potencial que essas variedades [de azeite] têm quando cultivadas no sítio certo0, como é esta região. Portanto o que nós pretendemos é valorizar o azeite desta região e com conseguir valorizar mais o produto que é pago aos agricultores, criando melhores condições de vida e para que tenham melhores condições para continuar a produzir com qualidade”, frisou.

As novas instalações e equipamento custarão um milhão e 100 mil euros. A candidatura para financiamento vai ser submetida em breve pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. O secretário de Estado reuniu ainda em Mirandela com primeiros parceiros, que apresentaram projectos para este polo de inovação. Segundo Carla Alves, directora regional da DRAP Norte, já há cinco projectos.

“Temos parceiros que se mostraram muito interessados em fazer estas parcerias e estes projectos, como O CIMO, o Colab More, o IPB, a UTAD e outras entidades que já estamos aqui a fazer parcerias na área do amendoal, do olival, das pastagens permanentes, da eficiência de rega”, explicou.

Quanto à falta de mão-de-obra na agricultura, o governante, Rui Martinho, admite que é preciso fazer alguma coisa para solucionar o problema, como por exemplo aumentar a atractividade do sector.

Na sexta-feira, o secretário de Estado da Agricultura visitou ainda explorações agrícolas em Mirandela e Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário