Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Plataforma de cooperação entre artesãos e designers é mais um projecto do IPB premiado

 Uma plataforma de cooperação entre artesãos e designers foi a 1.ª classificada no concurso nacional Acredita Portugal promovido pelo Banco Montepio na categoria de Construção Circular da Cidade.
A plataforma ROOTure está a ser desenvolvida por alunos do Instituto Politécnico de Bragança, Vera Pereira e Cândido da Silva Cá, que afirma ter ficado satisfeito pelo reconhecimento do maior concurso de empreendedorismo nacional.

“Serviu de motivação, acima de tudo. Também para nós estarmos entre os cerca de 11 mil projectos, chegar ao final e ganhar dentro da categoria que pertencíamos, serviu também para perceber que de facto a nossa ideia é viável”, referiu.

O projecto pretende dar visibilidade aos artesãos, promovendo a venda on-line das peças e a inovação através da cooperação com designers.

“Criar uma plataforma que é um market place dedicado especificamente a produtos artesanais. Não só vamos permitir que os artesãos vendam os seus produtos, mas também possam trabalhar em colaboração com os designers, de forma a que possam criar algo novo”, sublinhou Cândido Silva Cá.

Segundo Vera Pereira o projecto é vocacionado para artesãos de regiões de baixa densidade devido ao importante valor patrimonial e histórico-cultural que têm agregado

“A ideia é conseguir ir buscar uma grande parte dos artesãos do território de baixa densidade populacional. numa primeira fase colocarmo-nos no mercado em Portugal e depois expandida”, referiu.

O prémio não é monetário, mas a equipa vai ter formação, mentoria e outros apoios para constituir uma empresa.

Este ano, no total, os alunos do 1.º ano de Mestrado de Inovação de Produtos e Processos que em 2021, já ganharam um total de 388 mil euros em concursos financiados para desenvolverem as suas ideias de negócio.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário