O Município de Mirandela acaba de revelar, numa nota à imprensa, que vai apresentar publicamente, na próxima sexta-feira, às 18,00 horas, no Auditório do Centro Cultural de Mirandela, a sua primeira marca territorial, criada pela Studio Eduardo Aires, que pretende ser “um instrumento de coesão, desenvolvimento e promoção de todo o concelho, abrindo uma nova era na comunicação estratégica do território”.
O desenvolvimento da marca “insere-se numa estratégia mais vasta de criação de políticas públicas transversais, capazes de capacitar todo o concelho, incluindo as várias freguesias, o mundo rural, industrial, comercial, mas também cultural e social”, adianta a presidente da câmara.
“Apontámos para o presente mandato vários objetivos de apoio às populações, mas também ao setor económico, que necessitava deste instrumento que, seguramente, irá ajudar a impulsionar as nossas empresas, marcas e produtos”, acrescenta Júlia Rodrigues.
A autarca sublinha que o seu primeiro mandato (2017/2021) “foi muito condicionado pelas limitações financeiras que encontrámos no Município e que ultrapassámos com sucesso, mas também pela pandemia, que limitou muito daquilo que poderia ter sido o crescimento económico e social do concelho entre 2019 e 2021. Mas, agora, podemos, finalmente, ter uma perspetiva mais expansionista e fazer uso de fundos comunitários a que nos candidatamos, do instrumento chamado PRR, mas também deste tipo de ferramentas do marketing territorial”, afirma.
A edil está convicta que os próximos anos “podem ser os primeiros de uma estratégia mais vasta, consolidando políticas e cumprindo uma agenda de desenvolvimento com um horizonte que vai além do mandato, e que culmina em 2030”.
Júlia Rodrigues acredita que esta agenda, “ajudará a transformar o território central da região do Tua num polo de atração de investimento, mas também de melhoria de indicadores de qualidade de vida e desenvolvimento social dos que habitam a terra, invertendo a curva de perda demográfica que dura há décadas”.
Neste enquadramento, a presidente do Município entende que a marca Mirandela “não pode ser um instrumento desligado de uma estratégia muito mais vasta e, por isso, ela surge numa altura em que sentimos existirem as condições para a começar a aplicar, envolvendo todos os setores da nossa sociedade”, refere.
STUDIO EDUARDO AIRES
A marca que será apresentada oficialmente na próxima sexta-feira foi criada por Eduardo Aires, um dos mais reputados designers portugueses, tendo sido diversas vezes internacionalmente premiado pelos seus trabalhos na área do branding.
A sua experiência profissional remonta a 1987 e revela, desde então, uma abordagem multidisciplinar ao universo do design. Entre os clientes do Studio Eduardo Aires contam-se empresas e instituições como a Herdade do Esporão, a Imprensa Nacional - Casa da Moeda, os CTT Correios de Portugal ou a Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 2019 dirigiu o projeto selecionado para o rebranding do Grupo Amorim, líder mundial no sector da cortiça. No domínio do branding territorial, o seu projeto mais reconhecido é o da imagem da cidade do Porto.
Sem desperdiçar o capital já adquirido por outros “claims” regionais, como “Terra Quente” ou “Pérola do Tua”, a nova marca “inclui-se nas cores, nos produtos e no património de Mirandela, afirmando o seu território como sendo o centro da Região”, explica o Município.
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