Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Falámos sobre serpentes e despertámos guardiões

 A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural participou, no dia 23 de maio, na 3.ª Feira de Ciência & Tecnologia, em Vila Verde, com uma palestra dedicada ao tema "Serpentes do Parque Nacional da Peneda-Gerês", que teve como orador o biólogo Pedro Alves da organização.

Cobra-de-água-viperina. Fotografia Pedro Alves/Palombar.

Nesta palestra, que decorreu na Casa do Conhecimento de Vila Verde, falámos sobre as oito espécies de serpentes que ocorrem no Parque Nacional da Peneda-Gerês e despertámos novos guardiões destes seres vivos especiais e fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas.

Palestra "Serpentes do Parque Nacional da Peneda-Gerês". Fotografia DR.

Durante a palestra, na qual participaram, remotamente e presencialmente, um total de 425 pessoas, foram abordados temas relacionados com a ecologia das serpentes, a sua importância para os ecossistemas, as ameaças que enfrentam, como realizar o seu resgate, entre outros tópicos relevantes.

Pedro Alves lançou a todos os participantes o desafio de serem “guardiões de serpentes" e obteve de imediato a manifestação de intenção por parte de vários alunos em assumirem esse compromisso importante para a salvaguarda destas espécies.

A 3.ª Feira de Ciência & Tecnologia decorreu de 23 a 31 de maio e teve um vasto programa de atividades que incluiu palestras, mostra de projetos, workshop, visitas e exposições. Foi uma semana de atividades destinada à comunidade em geral e aos vários níveis de ensino das escolas.

Palestra "Serpentes do Parque Nacional da Peneda-Gerês". Fotografia DR.

Esta feira tem como objetivo principal "promover a cultura científica e tecnológica pela divulgação e partilha de projetos desenvolvidos pelos participantes e pela apresentação de temáticas por especialistas". Trata-se de uma iniciativa da Casa do Conhecimento Vila Verde e dos Centros de Ciência Viva nas escolas e agrupamentos de escolas da região, com a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho.

A propósito desta palestra, o jornal O Minho entrevistou o biólogo Pedro Alves sobre o tema das serpentes. Leia a entrevista AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário