A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural participou, no dia 23 de maio, na 3.ª Feira de Ciência & Tecnologia, em Vila Verde, com uma palestra dedicada ao tema "Serpentes do Parque Nacional da Peneda-Gerês", que teve como orador o biólogo Pedro Alves da organização.
Cobra-de-água-viperina. Fotografia Pedro Alves/Palombar. |
Nesta palestra, que decorreu na Casa do Conhecimento de Vila Verde, falámos sobre as oito espécies de serpentes que ocorrem no Parque Nacional da Peneda-Gerês e despertámos novos guardiões destes seres vivos especiais e fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas.
Palestra "Serpentes do Parque Nacional da Peneda-Gerês". Fotografia DR. |
Durante a palestra, na qual participaram, remotamente e presencialmente, um total de 425 pessoas, foram abordados temas relacionados com a ecologia das serpentes, a sua importância para os ecossistemas, as ameaças que enfrentam, como realizar o seu resgate, entre outros tópicos relevantes.
Pedro Alves lançou a todos os participantes o desafio de serem “guardiões de serpentes" e obteve de imediato a manifestação de intenção por parte de vários alunos em assumirem esse compromisso importante para a salvaguarda destas espécies.
A 3.ª Feira de Ciência & Tecnologia decorreu de 23 a 31 de maio e teve um vasto programa de atividades que incluiu palestras, mostra de projetos, workshop, visitas e exposições. Foi uma semana de atividades destinada à comunidade em geral e aos vários níveis de ensino das escolas.
Palestra "Serpentes do Parque Nacional da Peneda-Gerês". Fotografia DR. |
Esta feira tem como objetivo principal "promover a cultura científica e tecnológica pela divulgação e partilha de projetos desenvolvidos pelos participantes e pela apresentação de temáticas por especialistas". Trata-se de uma iniciativa da Casa do Conhecimento Vila Verde e dos Centros de Ciência Viva nas escolas e agrupamentos de escolas da região, com a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho.
A propósito desta palestra, o jornal O Minho entrevistou o biólogo Pedro Alves sobre o tema das serpentes. Leia a entrevista AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário