Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de junho de 2022

IPB E ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS ASSINAM EM MIRANDELA ACORDO DE COOPERAÇÃO

 CERIMÓNIA FEZ PARTE DO ENCERRAMENTO DO CICLO DE PALESTRAS (RE)ENCONTROS SOBRE E COM A ADMINISTRAÇÃO AUTÁRQUICA PROMOVIDO PELA ESACT DE MIRANDELA.


O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Associação Nacional das Assembleias Municipais (ANAM) celebraram, esta quarta-feira, em Mirandela, um protocolo de cooperação que prevê a realização conjunta de atividades e eventos em áreas como a participação cívica e política e o poder local. A formalização deste protocolo aconteceu naquela que foi a última sessão de um ciclo de cinco palestras “(RE)Encontros sobre e com a Administração Autárquica”, organizadas pela Comissão de Curso do Mestrado em Administração Autárquica da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela.

Desde fevereiro, esta comissão tem promovido o debate e a reflexão sobre diferentes assuntos entre a comunidade académica, autarcas, administradores, dirigentes e quadros superiores das autarquias locais e setor empresarial local. 

Para o presidente do IPB, nada melhor do que culminar este ciclo de debates com a formalização desta parceria com a ANAM. “É muito importante, para estreitar esta relação com uma associação que representa um dos órgãos mais fundamentais na nossa democracia e na nossa participação no poder local, onde está a base do debate e da construção do poder local”, afirma Orlando Rodrigues.

Para além disso, o presidente do IPB, este “é um claro sinal da vitalidade da instituição como escola de referência na formação, qualificação do conhecimento na área da administração autárquica”, acrescenta.

O presidente da ANAM entende que nesta parceria “será essencial a partilha de informação com os mais jovens sobre o papel preponderante das Assembleias Municipais na vida dos cidadãos”, adianta Albino Almeida que acredita no sucesso deste acordo de cooperação. “Se cem jovens que estão aqui, daqui a 20 anos se lembrarem deste desafio, se integrarem as listas à Assembleia Municipal de Mirandela, ou do Redondo ou dos Açores, já valeu a pena estar aqui porque esse é o trabalho das gerações atuais para as futuras para que peguem no país e no futuro do país”, afirma.

A assinatura deste acordo de cooperação assume também um significado simbólico por acontecer em Mirandela, onde, há dez anos atrás se deu início ao processo de constituição da ANAM, pela mão do então presidente da Assembleia Municipal de Mirandela. “Na altura, achei que as assembleias municipais estavam subvalorizadas e subestimadas e portanto foi recuperar a sua importância, a sua dignidade e a sua participação ativa e depois mais tarde na preparação dos mais jovens e penso que Mirandela ficará conhecida por esse mote, porque as assembleias têm estado a ser reconhecidas em todo o país cujo exemplo claro aconteceu no Porto, onde, se a assembleia não tivesse aprovado a vontade do presidente da câmara de sair da associação nacional de municípios, isso nunca teria acontecido”, refere José Manuel Pavão.

Atualmente, a ANAM tem 188 Assembleias Municipais associadas 

Artigo escrito por Fernando Pires
(jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário