Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Manutenção no posto de transformação de electricidade em Alimonde provocou prejuízos aos moradores

 Alguns habitantes de Alimonde, no concelho de Bragança, queixam-se do estrago de vários electrodomésticos depois de trabalhos na cabine transformadora de electricidade da aldeia

Segundo os moradores, na segunda-feira os técnicos da empresa E-redes estiveram a fazer manutenção no posto e provocaram um aumento da tensão eléctrica, o que fez queimar muitos aparelhos. Olinda Pires foi uma das lesadas. Conta que estava em casa quando tudo aconteceu.

“Metade da minha casa ficou em curto-circuito. Queimou o exaustor, a máquina do café, uma boxe e tive alguns problemas eléctricos que tenho que fazer mudanças. Estava em casa quando aconteceu e dei conta porque me disparou o alarme da placa eléctrica. Quanto me irá custar, ainda não sei, porque estou à espera de orçamentos, mas sei que é para cima de mil euros”, disse.

Olinda Pires já contactou a empresa responsável, que lhe pediu o valor dos danos causados. Sabe-se também que o sino da igreja da aldeia, no valor de 10 mil euros, também não está a funcionar. Outra das pessoas afectadas foi Isaura Afonso, que ficou sem televisão e esquentador.

“Eu andava na horta e ouvi rugido e quando vim encontrei os electrodomésticos queimados, a televisão e o esquentador. O esquentador não acende a luz nem trabalha e a televisão não dá sinal”, contou.

O presidente da União das Freguesias de Castrelos e Carrazedo, que abrange Alimonde, disse já ter recebido vários telefonemas dos habitantes a queixarem-se dos prejuízos. De acordo com Luís Gonçalves, os moradores têm que fazer queixa na E-redes, mas teme que não sejam ressarcidos na totalidade.

“As pessoas têm que se dirigir à E-redes. Eles vão mandar um técnico para avaliar os prejuízos. Têm um protocolo com uma rede de electrodomésticos. Os electrodomésticos que não tiverem reparação, a empresa compra um idêntico. Se o electrodoméstico é muito idêntico, mas a empresa só dá 200 euros e ele custou 250, o proprietário vai ter pôr mais 50 euros do bolso dele, portanto vai ficar prejudicado”, explicou.

Os trabalhos de manutenção no posto de transformação de electricidade foram feitos pela E-Redes, uma empresa contratada pela EDP. A Rádio Brigantia já contactou a E-Redes, que explicou que houve “uma interrupção do fornecimento de energia que não estava planeada” e as causas estão agora a ser apuradas. Quanto aos estragos, respondeu que “assumem todas as suas responsabilidades legais” e que quando “apuradas as causas e atribuída a responsabilidade, o processo de pagamento de prejuízos causados é tratado de forma expedita”.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário