Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Música: Ensaio em Sendim pôs toda a gente a cantar

 No serão do dia 9 de junho, a praça central, em Sendim, foi o local para o ensaio do coro da universidade sénior e do coro infantil de Sendim, um momento musical que atraiu a curiosidade da população local e pôs crianças e adultos a cantar juntos as músicas tradicionais.


Durante os meses de maio e junho, o Município de Miranda do Douro está a promover em várias aldeias do concelho e na vila de Sendim, ensaios dos coros da universidade sénior e dos coros Infantis, abrindo-se assim à participação das populações locais.

Esta é uma iniciativa da Casa da Música Mirandesa e segundo Rui Valdemar, o grande objetivo destes esnsaios é agir contra o isolamento que se vive nas aldeias.

“Sem a pressão de fazer um concerto, estes ensaios têm como objetivo animar um pouco o ambiente nas aldeias, onde os coros podem ensaiar o reportório e ir acompanhando musicalmente as crianças que vivem nessas localidades”, explicou.

Após o primeiro ensaio realizado na aldeia da Póvoa, no passado dia 2 de junho, agora foi a vez da praça central de Sendim, acolher, no serão do dia 9 de junho, o ensaio do coros da universidade sénior e do coro infantil de Sendim.

A noite do dia 9 de junho, na praça central de Sendim esteve muito convidativa, pelo que muitas crianças, jovens e adultos foram juntando-se aos coros, à medida que o mestre dos ensaios, Paulo Meirinhos, ia entoando um leque de músicas tradicionais.

Um dos participantes no animado serão musical foi Luís Santiago, presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, que relembrou que a vila de Sendim é uma terra de “musiqueiros”.

“Em Sendim, a música está muito presente e basta ver a quantidade de grupos profissionais que existem na vila. É pois com agrado que Sendim acolhe o ensaios dos coros e que tem a mais-valia de juntar as crianças e os adultos”, sublinhou.

Outra participação muito entusiasta, foi a da presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, que do princípio ao fim do ensaio, acompanhou, cantou e aplaudiu o coro da universidade sénior e o coro infantil de Sendim.

“Após dois anos de falta de convívio por causa da pandemia, as pessoas estão com muita vontade de participar em eventos como este. Por isso, o município apoia esta iniciativa de levar a música e um pouco de alegria às localidades do concelho” – Helena Barril.
Por sua vez, o mestre dos ensaios, o músico Paulo Meirinhos contou que a ideia de deslocalizar estes ensaios para as aldeias e para a vila de Sendim, surgiu da necessidade dos coros sairem da sala de ensaios para irem ao encontro das pessoas.

“É importante levar a música para a rua, para as pessoas. Assim como é importante conviver”, disse.

Sobre a participação das crianças e jovens no ensaio em Sendim, Paulo Meirinhos explicou essa adesão vem da relação que estabelece com os alunos nas aulas, dado que é professor de música, nas escolas do concelho.

“Tal como os adultos, as crianças já conhecem e cantam muitas das músicas tradicionais”, Paulo Meirinhos.

Para Paulo Meirinhos, a oportunidade de juntar estas diferentes gerações em torno da música é motivo de gozo e consolação.

“Também gostaria que estivesse aqui o coro senior, ou seja, as pessoas que vivem nos lares de idosos, onde também faço animação musical. Mas pelo avançar da idade isso já não é assim táo fácil”, acrescentou.

Após a digressão dos ensaios pelas várias localidades do concelho de Miranda do Douro, Paulo Meirinhos, referiu que gostaria de organizar um grande concerto, com a participação dos vários coros infantis e da universidade sénior.

No decorrer do ensaio, em Sendim, Paulo Meirinhos, convidou o músico espanhol, Rodrigo Cuevas, para cantar uma música tradicional das Astúrias, de onde é natural. Sobre o ensaios dos coros, o artista espanhol disse ter ficado encantado.

“Gostei muito de ver as crianças e os adultos a cantar juntos. Este ensaio em Sendim, permitiu ver que a música tem esta capacidade de juntar as pessoas e criar comunidade”, Rodrigo Cuevas.
Os próximos ensaios dos coros vão realizar-se em Palaçoulo, no dia 14 de junho. Em Genísio, a 27 de junho. Em São Pedro da Silva, no dia 29 de junho. E o último ensaio está agendado para Miranda do Douro, no dia 30 junho.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário