A presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, adiantou que tal como no ano anterior, espera a vinda de muito público a Miranda do Douro, para visitar o certame dedicado à Bola Doce Mirandesa, mas também a outros produtos tradicionais da Páscoa, como são o folar, os dormidos e o cordeiro mirandês.
“No ano passado, a feira da Bola Doce Mirandesa teve um grande sucesso já que estávamos a sair da pandemia e havia uma grande vontade das pessoas saírem do isolamento e participarem em eventos desta natureza. Neste ano, renovo o convite para visitarem Miranda do Douro e a nova edição da Feira da Bola Doce Mirandesa”, disse.
Nos três dias do certame, os grupos de pauliteiros e gaiteiros do concelho mirandês vão animar o espaço dos expositores, sendo que são esperados cerca de 100 produtores da região, com produtos como a bola doce mirandesa, o folar, o fumeiro, o vinho, o azeite, os frutos secos, o artesanato local e muitos outros produtos.
Recorde-se que a Bola Doce Mirandesa é um dos ícones gastronómicos da Terra de Miranda. Segundo a tradição, este doce é confecionado com farinha de trigo, ovos, canela, açúcar, fermento padeiro, manteiga, azeite e sal.
Para dar visibilidade às raças autóctones existentes na região, o município de Miranda do Douro informa que vão ser expostos exemplares dos bovinos mirandeses, dos ovinos de raça churra galega mirandesa, dos cabritos transmontanos, dos cães de gado transmontanos, dos burros de Miranda e dos suínos bísaros.
No que concerne à programação cultural, a Feira da Bola Doce Mirandesa vai presentear os visitantes, na quinta-feira santa, com o concerto de Páscoa, interpretado pelo grupo Quarteto Abalone, na Igreja de Santa Cruz, em Miranda do Douro.
No Sábado Santo, cabe aos Galandum Galundaina encerrar a edição deste ano da Feira da Bola Doce Mirandesa.
Segundo o município de Miranda do Douro, a Feira da Bola Doce Mirandesa tem como principal objetivo contribuir para a divulgação, promoção e venda dos produtos locais e regionais. Simultaneamente, este certame dinamiza outros setores de atividade como são o turismo, a hotelaria, a restauração e fomenta assim o convívio entre a população local e os visitantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário