Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de março de 2023

Grupo de espanhóis pedalou até Bragança para alertar para a prevenção do cancro do cólon

 A pedalar, um grupo de ciclistas espanhóis de La Bañesa veio até Bragança, no sábado, sensibilizar para a prevenção do cancro do cólon rectal


Esta é a terceira vez que organizam uma acção de sensibilização e angariação de fundos, mas pela primeira vez pedalaram até Portugal. Percorreram 250 km até ao nordeste transmontano. Óscar Falagan, dos “Los Manta”, alerta para a importância de detectar a doença a tempo.

“Recordar às pessoas que têm que ter prevenção, fazer os exames. Para nós fazer isto e relembrar as pessoas é muito importante. Chamamos a iniciativa ‘Chegamos a tempo’, porque a ideia é chegar a tempo a Bragança e a mensagem é chegar a tempo na detecção do cancro, porque pode salvar a sua vida”, sublinhou.

À chegada à fronteira, na aldeia de Rio de Onor, estava também um grupo de ciclistas brigantino que quis apoiar a causa. Para o presidente do Velo Clube de Bragança, Orlando Carvalho, este tipo de iniciativas são importantes para alertar as pessoas.

“Infelizmente é uma doença que surge diariamente, toda a gente tem um familiar ou amigo que infelizmente já passou por estas situações e acho que é muito importante fazer estas iniciativas e divulgar este repto”, disse.

A delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro associou-se à causa e esteve presente na hora de receber os ciclistas. O coordenador, António Machado, adiantou que estão estabelecer um protocolo transfronteiriço com Sanabria para prestar apoio a pessoas com cancro.

“O abandono e a desertificação das aldeias é uma realidade e nós temos doentes oncológicos e familiares de doentes oncológicos nas fronteiras e as pessoas cada vez têm mais dificuldade de ir aos centros, ao Porto, Lisboa ou Vila Real, para serem assistidas. Se conseguirmos consciencializar as pessoas para a importância do rastreio, penso que poderíamos colaborar com as duas entidades”, explicou.

No domingo, os ciclistas regressaram a La Bañesa, percorrendo mais 250 Km, mas prometeram voltar. Sob o lema “Vamos chegar a horas”, o grupo de amigos procurou sensibilizar para a prevenção do cancro do colón, o mais frequente na sua região.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário