Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Este fim-de-semana, a pavia foi a rainha, num certame que pretende divulgar um produto pouco explorado, em Arcas, Macedo de Cavaleiros

 Este fim-de-semana, decorreu a III edição da Feira da Pavia, na aldeia de Arcas, no concelho de Macedo de Cavaleiros.


A feira contou com cerca de 18 expositores, que não podiam estar mais satisfeitos, contando que a produção este ano esteve boa, apesar de alguns constrangimentos:

Participo há muitos anos, desde que fizeram a Feira do Fumeiro, nunca faltei. A produção de pavia este ano, esteve boa, apesar de caírem muitas ao chão, com o vento, e depois não maduraram em condições. Na feira penso vender um pouco. Para este stand, trouxe as coisas que eu faço, como os rosquilhos, bola mimosa, económicos, cavacas. Também tenho pavia, figos e azeitonas, contou Maria Helena Mico.

Tenho produtos à venda da colmeia, nomeadamente o mel claro e escuro, pólen, extrato de própolis e rebuçados de mel e gengibre. É tudo produção própria, exceto os rebuçados. Costumo vir sempre à Feira da Pavia, desde a primeira edição. Este é um evento importante para a aldeia, costuma juntar muita gente e é sempre bom participar. As expetativas são sempre boas, expôs Luciano Peredo.

Temos uvas, pavias e figos. A Pavia tem saído um bocadinho. Na produção deste fruto típico temos muito trabalho. É muito regada, disse Esperança Costa.

Para além da rainha, a pavia, que para quem não conhece é uma variedade de pêssego, também se venderam uvas moscatel, figos, compotas, mel, entre muitos outros produtos.

No âmbito da inauguração da feira, este sábado foram homenageados os sete presidentes de junta que exerceram o cargo, depois do 25 de abril, para além de ser também realizada a inauguração de uma placa comemorativa, como destaca a presidente de Junta de Freguesia de Arcas, Ana Martins:

O Município inicialmente falou com todas as freguesias, em que todas no âmbito das comemorações dos 50 anos de Abril, passam a ter uma placa na Junta de Freguesia. Fizemos hoje, essa inauguração.

E falou-se em condecorar os ex-presidentes, sendo opção. Nós, junta optamos por realizar esta homenagem, isto porque independentemente de partidos, os presidentes de junta trabalharam em prol do território.

Já a Feira da Pavia, amanhã espero mais pessoas, uma vez que vai decorrer a Caminhada Solidária e o seminário. As pessoas vão almoçar aqui e depois acabam por visitar as bancas. E também anseio que os agricultores vendam os seus produtos.

Os homenageados foram Jaime Costa, Manuel João Ansiães, Constâncio Manatas, Eduardo Machado, Artur Parreira, Luís Rodrigues e José Jecas.

No ato de inauguração, o executivo de câmara municipal de Macedo de Cavaleiros esteve presente com Susana Viana, Vereadora da Ação Social e Rui Vilarinho, Vice-Presidente, que enalteceu a importância destas iniciativas:

Esta é uma oportunidade única para que os agricultores consigam vender os seus produtos de excelência, de qualidade e endógenos e é mais um elemento motivador, para que as pessoas se possam unir e socializar, partilharem ideias. Há pessoas que só visitam as suas aldeias nestes momentos. A vida é feita destes momentos também e temos que dar este apoio a qualquer freguesia. Porque já somos tão poucos, o interior padece desse problema e faz sentido que aproveitemos estes momentos, para consolidarmos as nossas relações familiares, afetivas e sociais. Do meu ponto de vista é de extrema importância.

No domingo, decorreu uma caminhada solidária a reverter a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro de 14 quilómetros, que contou com 70 participantes e um seminário de Boas Práticas agrícolas, em que esteve o Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, que elogia este tipo de feiras, e esta com especial destaque para um produto biológico:

A produção tem pouca expressão, mas é um produto de época, de qualidade, biológico e que ainda não está suficientemente explorado. E por isso esta feira, vem a propósito. Nós apoiamos este tipo de iniciativas porque são oportunidades. Nós que vimos visitar e comprar, podemos ter aqui um produto de qualidade, sem conservantes, com sabores únicos, que não levam nenhum produtos adicionais, e são super saudáveis, e que são desconhecidos da maior parte do público. O público conhece o pêssego corrente e pouco mais. Este é um pêssego diferente. É de época, que não leva conservantes e leva adubos artificias. E tem um sabor único.

Como eu disse, no concelho de Macedo, nas nossas freguesias, há muitas feiras temáticas, que criam uma dinâmica e uma pequena economia. Esta é uma oportunidade de as pessoas partilharem aquilo que têm de bom e quem vem pela primeira vez, de provar um produto único.

No seminário no âmbito da fruticultura estiverem presentes cerca de 20 agricultores.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário