Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Feira da Pavia pretende divulgar produto pouco conhecido, este fim-de-semana, em Arcas, Macedo de Cavaleiros

 A aldeia de Arcas, no concelho de Macedo de Cavaleiros vai receber este fim-de-semana, a Feira da Pavia. Antes de mais, esclarecer o que é isto… Trata-se de um fruto da família do pêssego, mais pequeno em dimensão, com a polpa pegada ao caroço e possui um bico. Um evento tem como objetivo dar a promover este fruto, com caraterísticas únicas, de excelência, e também auxiliar os produtores a escoar-lo, como destaca a presidente da Junta de Freguesia de Arcas, Ana Martins:


É a terceira edição da Feira da Pavia. O objetivo é ajudar os agricultores a escoar o produto, que neste caso é a Pavia, que é original desta zona, devido à temperatura, ao clima e ao terreno. E por isso, o maior objetivo a dar a conhecer o fruto e ajudar os agricultores. Este fruto é muito parecido a um pêssego, mas tem outras características, que um pêssego normal não tem. Tem um “biquinho” e o sabor é inconfundível.

Um fruto que já foi mais abundante mas que ainda é produzido em alguma quantidade na freguesia de Arcas. Neste evento, vão estar presentes cerca de 18 expositores, deste e outros produtos regionais. Mas o programa abrange mais atividades, como acrescenta, Ana Martins:

Nós vamos ter lá os expositores, em que a maioria é dali da freguesia, e a maior parte comercializarão pavia. Mas além da pavia, podem também adquirir uva moscatel, figos, talvez figo seco e diversas compotas e como não poderia deixar de ser compotas de pavia. No domingo, vamos ter um seminário, sobre boas práticas de fruticultura e também sibre apoios. Para além da primeira caminhada solidária, para ajudar a liga portuguesa contra o cancro, no domingo.

As expectativas são as melhores garantiu Ana Martins da organização. A abertura da feira vai decorrer pelas 16h00 de sábado, depois vão decorrer comemorações dos 50 anos de Abril, com condecorações aos 7 antigos presidentes de junta de freguesia, depois do 25 de abril. Além da venda e mostra de produtos, os dois dias contam com animação, a cargo do Dj Topi, Toka a Bombar e atuação de Nel Monteiro, no domingo, pelas 15h30. No domingo de manhã vai realizar-se a primeira caminhada solidária a reverter para a liga contra o cancro, que como não poderia deixar de ser é a “Rota da Pavia”.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário