Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Picote: Há “Fiesta de las Lhénguas” no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de setembro

 No âmbito do Dia Europeu das Línguas, que se assinala a 26 de setembro, a freguesia de Picote e a associação Frauga, voltam a organizar no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de setembro, a “II Fiestas de las Lhénguas”, um evento cultural que nesta edição tem como destaques a conversa com os escritores convidados, os concertos musicais e a liturgia da missa dominical, lida em mirandês e asturiano.


De acordo com o presidente da freguesia de Picote, Jorge Lourenço, nesta 2ª edição, a Festa das Línguas é dedicada aos escritores das línguas convidadas, como são o mirandês, asturo-leonês, o galego e o barranquenho.

“A Fiesta de las Lhénguas é um evento que pretende celebrar a diversidade cultural e linguística. Nesta segunda edição, continuamos a dar especial destaque ao antigo espaço asturo-leonês onde se inclui, naturalmente, o mirandês, a língua da Terra de Miranda. No entanto, para além das línguas aí faladas, os visitantes poderão também encontrar documentação sobre o Barranquenho, a dinâmica editorial da Academia de Letras de Trás-os-Montes, para além de outras instituições que, das mais variadas formas, se ocupam da promoção desta região”, informa.

Segundo o programa, a “II Fiesta de las Lhénguas” começa na tarde de sexta-feira, dia 20 de setembro, com a receção de boas-vindas aos convidados e visitantes, seguida da inauguração do mural das línguas e a visita aos espaços das várias instituições linguísticas que participam na festa.

Nesta 2ª edição, vão participar no evento, a Academia da Llingua Asturiana, o Governo das Astúrias (através da Dirección Xeneral d’Acción Cultural y Normalización Llingüística), a Associação Faceira (da província espanhola de Leão), a Associação Furmientu (de Zamora), El Teixu (Leão), a Association pour la Défense des Langues et Cultures Menacées, a Associação da Língua e Cultura Mirandesa (ALCM), entre outras instituições.

Para animar o evento, na sexta-feira, dia 20, estão programadas as danças dos pauliteiros de Miranda, pelo grupo da associação FRAUGA e o concerto musical, do artista espanhol (Astúrias), José Manuel Sabugo Alvarez.

No sábado, dia 21 de setembro, a Festa das Línguas, em Picote, prossegue com a abertura dos espaços linguísticos e animação dos gaiteiros pelas ruas da aldeia. Outro destaque na II Festa das Línguas é a introdução de jogos tradicionais.

Para a tarde de sábado, está programada uma sessão de conversas com escritores convidados, das várias regiões linguísticas da Terra de Miranda, León, Astúrias e da Galiza.

No serão de sábado, o público que pretenda visitar a Festa das Línguas tem a oportunidade de usufruir de dois concertos: o primeiro é interpretado pelo grupo Efrén López & Kelly Thoma, no âmbito do projeto Ciclo de Música sem Tempo; segue-se depois o concerto do grupo mirandês “Galandum Galundaina”, considerado um dos “grandes embaixadores da língua mirandesa, pela divulgação do mirandês através das letras musicais”.

No Domingo, dia 22 de setembro, a II Fiesta de las Lhénguas tem como motivos de interesse a visita ao roteiro de arte contemporânea, na localidade de Picote. E às 12h00, celebra-se na igreja matriz, a eucaristia dominical, com as leituras a serem lidas em mirandês e em asturiano.

A “II Fiesta de las Lhénguas” é um evento organizado pela freguesia de Picote em conjunto com a FRAUGA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote. Para estas entidades locais, a finalidade do evento é “descobrir e contactar com a diversidade linguística e cultural, reforçando assim a nossa cidadania europeia baseada no respeito e no multiculturalismo”.

O evento cultural conta com os apoios institucionais do município de Miranda do Douro, da Comissão e Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), da Prozinco e de várias outras instituições e empresas.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário