Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Extracto de flor de castanheiro conserva vinho e substitui sulfitos

 O extracto de flor de castanheiro pode ser uma mais-valia na produção de vinho, substituindo os sulfitos, que são prejudiciais à saúde


Uma investigação do Instituto Politécnico de Bragança permitiu concluir que este extracto pode servir de conservante e antioxidante.

A investigadora Isabel Ferreira explicou que este conservante foi inicialmente testado no queijo, mas foi desafiada por um produtor para que fosse aplicado também no vinho. “Este é um extracto obtido a partir de flor de castanheiro, muito rico em determinados compostos fenólicos. Patenteámos em 2018, tivemos a patente aprovada internacionalmente, também nos Estados Unidos e em Portugal”, esclareceu.

Estava assim dado o passo para a criação de um produto único no mundo. A empresa Tree Flowers Solutions produz e comercializa, em vários países do mundo, um extracto que substitui assim os sulfitos. “O nosso extracto é um elagitanino que tem capacidades antioxidante e antimicrobiana, que é a função dos sulfitos. Como é um produto natural tem um mecanismo diferente, mas no fundo o que nos interessa é que não promova a oxidação e microbiana e que a defenda”, disse o CEO, João Gonçalves.

O produtor do vinho “Casa do Jôa”, em Parada, no concelho de Bragança, Jorge Afonso, é já um dos utilizadores do extracto comercializado pela empresa Tree Flowers Solutions. “Quando li o artigo científico sobre esta propriedade da flor de castanheiro, fui a correr para o IPB, até conhecia o João Gonçalves, e andei a insistir que queria este produto, porque faz parte da matriz que eu quero seguir, que é pouca intervenção e fazer com que o vinho fique com os aromas e sabores mais originais possíveis”, contou.

O produto foi apresentado, no sábado, numa sessão sobre tecnologia e inovação na viticultura, no âmbito do Sustec Summer School, que decorreu em Talhas, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário