Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

OS FIDALGOS - BRAGANÇA

 Família Morais Madureira

 DOMINGOS DE MORAIS MADUREIRA, natural de Bragança, filho de Domingos de Morais Madureira Pimentel, fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo.
Neto de José de Morais Madureira Pimentel.
Fidalgo-cavaleiro por alvará de 28 de Julho de 1721(154).

 Família Morais Madureira Pimentel

 DOMINGOS DE MORAIS MADUREIRA PIMENTEL, natural de Bragança, filho de José de Morais Madureira Pimentel, fidalgo da Casa Real.
Neto de Francisco de Morais de Madureira Pimentel.
Fidalgo-cavaleiro por alvará de 24 de Junho de 1721(155).

Família Morais Madureira Pimentel,
Machucas da Casa do Arco– Visconde de Mirandela,de Monte Alegre
 – Bacelares, de Vilar de Ossos

 Tombo do morgadio de S.Francisco pertencente a Domingos de Morais Madureira e Pimentel, de Bragança

 É um códice de papel almaço não pautado, nem selado. Contém 122 fólios manuscritos e mais 62 em branco: ao todo 184 fólios, todos numerados de frente.
Do fólio 141º por diante contém as notícias que a seguir transcrevemos, com a diversidade de caligrafias que apontamos.
No fólio 162º e seguintes vem copiado um longo artigo publicado na IlustraçãoTransmontana, Porto,1910, pág. 66, sobre Manuel Pinto Bacelar, primeiro visconde de Monte Alegre.
Ao bom Amigo Ex.mo Senhor Doutor António Luís de Castro Moreira, ainda nosso parente, procurador em Bragança dos descendentes do morgado de S. Francisco (Bacelares), agradecemos a fineza de nos haver pro porcionado o estudo deste códice que pertence a José António Vaz Guedes Pinto Bacelar, de Ordem, concelho de Lousada, terceiro neto do primeiro visconde de Monte Alegre.
O Ex.mo Senhor Doutor António Luís de Castro Moreira proporcionou-nos ainda a leitura de outro códice sobre o morgadio de S. Francisco, ao qual nos referiremos mais adiante.
----------
(154) Livro 13 das Mercês de El-Rei D. João V, fol. 20, in Dic. Aristocrático.
(155) Ibidem, livro 13, fol. 20, idem.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário