Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Mais de uma centena de pessoas participaram em encontro micológico em Palaçoulo

 O município de Miranda do Douro em parceria com várias associações micológicas e de desenvolvimento local e regional promoveu em Palaçoulo, a 10ª edição das Jornadas Micológicas de Miranda do Douro, onde se juntaram mais de 130 participantes.


“A atividade teve como objetivos, a valorização e reconhecimento da Micologia e do potencial ecológico dos cogumelos silvestres que proliferam no território e os participantes tiveram a oportunidade de contactar, recolher e identificar diferentes espécies de cogumelos”, indicou a autarquia presidida por Helena Barril.

Ao mesmo tempo e na presença de especialista em micologia foi possível conhecer as suas principais características, métodos de identificação, potencial gastronómico e constatar a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas florestais deste fungos.

Foram realizados dois percursos micológicos, em habitats diferenciados, por forma a obter uma amostra, significativa, da diversidade micológica existente, tendo-se recoletado mais de 60 espécies distintas.

Após a saída de campo procedeu-se ao almoço convívio e, posteriormente, dinamizou-se um ‘workshop’ de identificação das várias espécies recoletadas e uma palestra sobre Truficultura, com ênfase na Micorrização de azinheiras e na produção de trufas, como uma atividade emergente e promissora, em solos calcários.

O contacto com a natureza e a oportunidade de obter conhecimento acerca das diversas variedades de cogumelos transformaram a atividade numa autêntica “aula” ao ar livre.

“ Esta experiência não só promove a consciencialização sobre a diversidade micológica, mas também incentiva a valorização dos recursos naturais locais e o envolvimento da comunidade nas atividades de preservação ambiental”, indicaram os promotores deste encontro.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário