A cerimónia foi realizada este fim de semana passado, em Mértola e foi uma distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).
Benjamim Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros destaca as caraterísticas principais da praia como a qualidade da água, a segurança e ainda a permanente preocupação com a sustentabilidade ambiental:
No nosso caso, a Praia da Ribeira tem uma atribuição de 15 anos seguidos de Bandeira Azul. Com a distinção de uma praia limpa, segura e é o culminar de um trabalho excelente das equipas que fazem a manutenção do Azibo, com a preocupação da sustentabilidade ambiental e que já o ano passado, tínhamos sido contemplados, com os 20 anos, de Bandeira Azul contínua da Praia da Pegada. Portanto, temos duas praias premiadas, o que para nós é um orgulho e uma honra.
O autarca refere que nem sempre é fácil cumprir os critérios. Para isso, ontem houve uma homenagem aos funcionários da câmara que cuidam das duas praias:
Sabemos que por vezes há praias que não obedecem aos critérios e interrompem estes programas, e logo automaticamente, ficam sem este galardão. A condição é que este galardão seja sempre contínuo.
Hoje (ontem), foi realizada uma cerimónia de homenagem aos funcionários da câmara que cuidam das praias. Eles é que são a imagem do Azibo, que têm a preocupação de zelar pela paisagem protegida e pelo espaço limpo. Que queremos preservar em termos ecológicos, e que seja um exemplo do melhor que temos aqui no nosso concelho.
No ano passado, a Praia da Pegada também recebeu esta distinção pelos 20 anos de Bandeira Azul.
O evento em Mértola pretendeu fazer o balanço do programa Bandeira Azul de 2024 e entregar prémios e certificados do ano corrente, assim como apresentar as novidades para a edição do próximo ano.
Na cerimónia foram ainda contempladas outras praias nacionais com 5 anos de distinção, 10, 15 e 20.
Sem comentários:
Enviar um comentário