Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Transmontanos aresentam livro sobre a Aldeia de Adeganha e Exposição "Tons de Luz"

 A Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo vai receber no próximo sábado, pelas 15h00, a apresentação do livro “Adeganha” de António Júlio Andrade e António Joaquim Fernandes. Em simultâneo, António Joaquim Fernandes inaugura a exposição “Tons de Luz”.


A autarquia adianta que o livro é “constituído por textos de António Júlio Andrade que caracterizam a aldeia de Adeganha, o seu património e as suas lendas, textos estes ilustrados com fotografias de António Joaquim Fernandes”.

A exposição “Tons de Luz” é constituída por “cerca de 60 fotografias e estará patente no átrio da Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, até dia 31 de dezembro”, lê-se no mesmo comunicado.

António Júlio Andrade nasceu em Felgueiras, aldeia do concelho de Moncorvo. Estudou nos seminários de Vinhais, Bragança e Braga onde concluiu o 2.o ano de Teologia. Frequentou Filosofia na Universidade do Porto como trabalhador-estudante, enquanto lecionava História e Filosofia, no colégio Campos Monteiro. Por uma dezena de anos, foi professor do ensino secundário e passou pela Ferrominas EP, onde fez parte da comissão instaladora do Museu do Ferro. Durante 8 anos foi diretor do jornal Terra Quente. Publicou vários livros e artigos em revistas sobre o seu concelho.

António Joaquim Fernandes, transmontano, é natural da freguesia de Maçores do Concelho de Torre de Moncorvo. Professor de Trabalhos Manuais/Educação Tecnológica, aposentado. Atualmente dedica-se à fotografia como fotógrafo amador, os seus temas são a natureza em especial da sua região.

Sem comentários:

Enviar um comentário