A autarquia adianta que o livro é “constituído por textos de António Júlio Andrade que caracterizam a aldeia de Adeganha, o seu património e as suas lendas, textos estes ilustrados com fotografias de António Joaquim Fernandes”.
A exposição “Tons de Luz” é constituída por “cerca de 60 fotografias e estará patente no átrio da Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, até dia 31 de dezembro”, lê-se no mesmo comunicado.
António Júlio Andrade nasceu em Felgueiras, aldeia do concelho de Moncorvo. Estudou nos seminários de Vinhais, Bragança e Braga onde concluiu o 2.o ano de Teologia. Frequentou Filosofia na Universidade do Porto como trabalhador-estudante, enquanto lecionava História e Filosofia, no colégio Campos Monteiro. Por uma dezena de anos, foi professor do ensino secundário e passou pela Ferrominas EP, onde fez parte da comissão instaladora do Museu do Ferro. Durante 8 anos foi diretor do jornal Terra Quente. Publicou vários livros e artigos em revistas sobre o seu concelho.
António Joaquim Fernandes, transmontano, é natural da freguesia de Maçores do Concelho de Torre de Moncorvo. Professor de Trabalhos Manuais/Educação Tecnológica, aposentado. Atualmente dedica-se à fotografia como fotógrafo amador, os seus temas são a natureza em especial da sua região.
Sem comentários:
Enviar um comentário