Fiquei claro, é sempre bom receber um prémio. É o reconhecimento do meu trabalho, e sobretudo na categoria de jovem talentos, que é uma categoria importante. Normalmente, o artesanato é visto pelo público, sendo realizado por pessoas mais idosas. Mas não. É uma ideia errada.
A artesã de 25 anos, tem desenvolvido artesanato pelo concelho macedense, principalmente peças que ilustram os Caretos de Podence:
Eu construo os fatos alusivos aos Caretos de Podence, máscaras, pequenas recordações, como ímanes, porta-chaves, ou seja, tudo o que tem a ver com o careto em si. Trabalho as máscaras em metal e couro. E no fato, realizo a tecelagem, desde a conceção de raíz e das franjas.
Jovens na minha idade é difícil encontrar. Vou continuar a manter esta arte viva.
Para Benjamim Rodrigues, presidente da câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, este reconhecimento vem ao encontro da divulgação da cultura macedense, que têm de ser preservada cada vez mais, e também sobretudo pelo jovens:
A Sofia é, sobretudo, uma mulher de coragem e de muita força, que com as contrariedades da vida conseguiu dar continuidade a um projeto, que é grandioso. Nós deveríamos dar uma grande projeção aos nossos artesãos, e a Sofia é um exemplo disso. Ela está a trabalhar com uma imagem de marca que nós temos, que são os Caretos, e contribui imenso, para o enriquecimento e projeção do nome, de Podence e de Macedo de Cavaleiros, obviamente. Este é um reconhecimento que é justo, principalmente pela sua resiliência e determinação. E nós estamos determinados a continuar a apoiar-la e a dar-lhe força. Queremos que o número de artesãos cresça no nosso concelho e que sejam eles a projetar o nosso nome e a manter as tradições.
A candidatura foi realizada há dois anos e no passado dia 25 de novembro, foi a cerimónia pública, com a entrega de prémios, em Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário