Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Teatro em Tempo de Natal’: FILANDORRA leva 25 espetáculos a 13 municípios do Interior Norte

 A partir desta quarta-feira, 4 de dezembro, a companhia de teatro Filandorra leva um ciclo de representações dedicada ao público infantojuvenil, para antecipar o espírito natalício, por toda a região do interior norte, a partir da iniciativa ‘Teatro em tempo de Natal’.


Contos d’OIRO, ContaDOUROs de Alexandre Parafita, Um Natal (IN)Esperado, criação especial da Companhia, e Os Músicos da Aldeia… Natal dos Irmãos Grimm, são os espetáculos com que a companhia vai brindar as crianças da região em jeito de “prenda de natal” antecipada.

O objetivo é proporcionar uma “experiência diferente e enriquecedora às crianças que frequentam o pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, ATL’s, utentes de IPSS locais, bem como para comunidade em geral a partir de programas em família”, explica a Filandorra.

As 25 representações vão acontecer em 13 concelhos do interior norte: Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Armamar, Vila Real, Sabrosa, Alijó, Montalegre, Vila Pouca de Aguiar, Vila Nova de Foz Côa, Macedo de Cavaleiros, Santa Marta de Penaguião, Murça e Mesão Frio.

“E se o verdadeiro espírito de Natal está em compartilhar memórias e afetos, no espetáculo Contos d’OIRO, ContaDOUROs o público vai ter a oportunidade de conhecer as histórias guardadas no baú da memória dos mais velhos que Alexandre Parafita recolheu e às quais os atores emprestam a voz”, adianta.

A Filandorra prepara-se também para oferecer sentimentos em forma de presente ao brindar o público da região com o espetáculo Um Natal (IN)Esperado. Magia, sorrisos, alegria e amizade em jeito de presentes de Natal, dão o mote a esta produção da companhia que faz embarcar o público numa viagem pelo tempo das coisas simples e bonitas, sentindo-se parte desta encantadora história de Natal.

Por sua vez, em Os Músicos da Aldeia… Natal o espírito de solidariedade, de ajuda, de união, de amizade são partilhados com o público a partir da história de quatro animais, o burro, o cão, o gato e o galo que velhos e cansados, decidem fugir dos seus donos (que os queriam matar) e partir para a cidade para integrarem a Fanfarra Municipal. Um clássico da literatura para a infância da autoria dos Irmãos Grimm que celebra o valor da amizade e a importância de ter amigos que a Filandorra recupera nesta época natalícia para ser disfrutada com todos os públicos, dos “oito aos oitenta”.

OS espetáculos contam com a versão cénica e encenação de David Carvalho, criação musical de Marília Miranda, e as interpretações de Bibiana Mota, Inês Medeiros, Sofia Duarte, Vânia Milheiro, Luís Pereira, Paulo Magalhães, Pedro Carlos, Rui Moura, Sinas Pereira e Silvano Magalhães. Por detrás do pano, Carlos Carvalho assegura o som e luz.

“‘Teatro em tempo de Natal’ é mais uma iniciativa que expressa o desígnio cultural e de compromisso com a comunidade da Companhia em fazer e levar o teatro a todos os públicos, afirmando-se cada vez mais como entidade artística de destaque na formação de novos públicos para o teatro com o apoio das Câmaras Municipais da região”, conclui.

Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Filandorra

Sem comentários:

Enviar um comentário