Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Trabalhadores da Santa Casa exigem cumprimento da legislação laboral com greve e manifestação

Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) fizeram greve e manifestaram-se esta manhã de segunda-feira na rua para exigir cumprimento da legislação laboral , mais respeito e dignidade no trabalho. “Os rácios de pessoal não estão a ser cumpridos, estando abaixo do mínimo de trabalhadores por equipa e por turnos. Estamos numa lógica de na Santa Casa dizerem e fazerem tudo o que querem à revelia da lei. Não cumprem. Há um conjunto de irregularidades grandes, que foram denunciadas para as instâncias devidas, designadamente para a Autoridade das Condições de Trabalho e para o Centro Distrital de Segurança Social”, deu conta Aurora Gomes, responsável do setor social no Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (FSP).


Esta foi a segunda ação de luta dos trabalhadores, desde setembro, mas desta vez contaram com a presença de Tiago Oliveira, secretário-Geral da CGTP-In (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional), marcharam desde o Centro Distrital de Segurança Social até à Santa Casa. “É preciso dar continuidade à denúncia que os trabalhadores de SCMB têm feito constantemente. Estamos a falar de uma estrutura que temais de 300 trabalhadores e eles denunciam dificuldades cada vez maiores no que respeita ao tratamento da própria administração tem para com os trabalhadores. A pressão sobre os trabalhadores é uma constante, alguns têm processos disciplinares e outros em processo de despedimento coletivo”, explicou Tiago Oliveira acrescentado que “a tabela de rácios não está a ser cumprida”.

Em comunicado a Mesa da Assembleia da SCMB afirma-se “solidária” com os talhadores, ainda assim, explica que “não se revê nas acusações infundadas e sem sentido de perseguição aos trabalhadores”, acrescentando que “tem sido auditada, ao longo dos últimos meses, por diversas entidades, que garantem o cumprimento estrito da legalidade”.

A SCMB refere que “o processo de reorganização em curso prende-se, precisamente, com as dificuldades financeiras que a generalidade das IPSS atravessam, como é do amplo conhecimento público, por força dos impactos negativos da pandemia e da inflação nas suas contas nos últimos anos. Um processo ao qual o próprio sindicato foi chamado a participar, falhando o prazo de pronúncia, e que tem estado a ser acompanhado pelas entidades públicas competentes”.

Segundo os responsáveis da instituição brigantina a “reorganização que implica eliminar postos de trabalho obsoletos, como o de encarregado e oficina de uma instituição que não tem, nem nunca teve, oficinas”.

A SCMB nega as falhas nas tentativas de diálogo garantido “que não chegou qualquer pedido de reunião por parte de nenhum sindicato”.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário