O Festival é Folclore da Castanha é organizado pela Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), uma coletividade que tem como missão preservar e transmitir às novas gerações os cantares e as danças tradicionais do concelho.
Em cada edição do festival, ao Rancho Folclórico de Vimioso (fundado em 1996) juntam-se outros grupos folclóricos e etnográficos, com o propósito de dar a conhecer a diversidade e a riqueza cultural de outras regiões do país e do estrangeiro, em particular da vizinha Espanha.
Para a presidente da Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), Elisabete Fidalgo, o Festival de Folclore da Castanha é uma oportunidade de enriquecimento cultural.
“Ao visitar outras regiões e ao sermos visitados por grupos folclóricos de outras localidades e países, dá-se um encontro de pessoas e uma troca de culturas a vários níveis: na música e instrumentos musicais utilizados; nas coreografias da dança; e nos trajes típicos da cada região. Por isso, estes encontros são oportunidades para aprender e evoluir como grupo tradicional”, disse.
No decorrer da Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), que decorre nos dias 6, 7 a 8 de dezembro, no pavilhão multiusos, em Vimioso, a associação cultural organiza também o Concurso da Doçaria da Castanha.
“O Concurso da Doçaria da Castanha, que este ano decorre na tarde de sábado, dia 7 de dezembro, visa aproveitar e promover um dos produtos caraterísticos do concelho de Vimioso, a castanha. Ao longo das várias edições, o concurso tem registado uma entusiasta participação da população, pois é um incentivo à criatividade na confecção de bolos, pudins, tartes e outros doces feitos com castanha”, disse.
O Concurso da Doçaria da Castanha é organizado pela Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV) e conta com os apoios do município de Vimioso e as várias freguesias do concelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário