Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Vimioso: Festival de Folclore de Castanha vai animar a Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS)

 Para animar a XXIII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) de Vimioso, vai realizar-se na tarde de Domingo, dia 8 de dezembro, o Festival de Folclore da Castanha, que nesta 11ª edição tem como participantes o Rancho Folclórico de Vimioso, o Rancho Folclórico de Cetes (Paredes) e o grupo Aulas de Música de Aliste y Tras Os Montes, de Trabazos (Espanha).


O Festival é Folclore da Castanha é organizado pela Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), uma coletividade que tem como missão preservar e transmitir às novas gerações os cantares e as danças tradicionais do concelho.

Em cada edição do festival, ao Rancho Folclórico de Vimioso (fundado em 1996) juntam-se outros grupos folclóricos e etnográficos, com o propósito de dar a conhecer a diversidade e a riqueza cultural de outras regiões do país e do estrangeiro, em particular da vizinha Espanha.

Para a presidente da Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), Elisabete Fidalgo, o Festival de Folclore da Castanha é uma oportunidade de enriquecimento cultural.

“Ao visitar outras regiões e ao sermos visitados por grupos folclóricos de outras localidades e países, dá-se um encontro de pessoas e uma troca de culturas a vários níveis: na música e instrumentos musicais utilizados; nas coreografias da dança; e nos trajes típicos da cada região. Por isso, estes encontros são oportunidades para aprender e evoluir como grupo tradicional”, disse.

No decorrer da Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), que decorre nos dias 6, 7 a 8 de dezembro, no pavilhão multiusos, em Vimioso, a associação cultural organiza também o Concurso da Doçaria da Castanha.

“O Concurso da Doçaria da Castanha, que este ano decorre na tarde de sábado, dia 7 de dezembro, visa aproveitar e promover um dos produtos caraterísticos do concelho de Vimioso, a castanha. Ao longo das várias edições, o concurso tem registado uma entusiasta participação da população, pois é um incentivo à criatividade na confecção de bolos, pudins, tartes e outros doces feitos com castanha”, disse.

O Concurso da Doçaria da Castanha é organizado pela Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV) e conta com os apoios do município de Vimioso e as várias freguesias do concelho.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário