Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Miranda do Douro: Conversa sobre as Festas de Solstício de Inverno

 No concelho de Miranda do Douro e dada a proximidade das Festas de Solstício de Inverno, vai realizar-se no serão desta sexta-feira, dia 6 de dezembro, no arquivo municipal, uma conversa sobre “Rituais do Solstício de Inverno: Vender a alma ao Diabo?”, uma tertúlia cujo convidado é o etnógrafo e diretor do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, Mário Correia.


A iniciativa faz parte do programa do município de Miranda do Douro, de organizar trimestralmente, conversas com distintas personalidades, sobre temas pertinentes para o desenvolvimento do concelho.

Neste último trimestre de 2024, o tema escolhido é as Festas de Solstício de Inverno, dado que neste mês de dezembro, se celebram no concelho de Miranda do Douro, a Festa de Santa Luzia – L Bielho I La Galdrapa, em São Pedro da Silva, a 15 de dezembro. Em Constantim, de 27 a 29 de dezembro, celebra-se a Festa de São João Evangelista – Fiesta dos Moços. E a 1 de janeiro, celebra-se a Festa do Menino – Fiesta De L Menino, em Vila Chã da Braciosa.

Com o propósito de preservar estas festividades, o município de Miranda do Douro pretende inscrevê-las no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Na perspectiva do etnógrafo, Mário Correia, estas festas de solstício de inverno no do concelho de Miranda do Douro têm muito potencial para serem inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, mas dependem da sua preservação e vivência pelas comunidades.

“O despovoamento das aldeias é uma séria ameaça à continuidade destas tradições. No entanto, o município de Miranda do Douro está seriamente empenhado em preservar estas antigas tradições, que estão relacionados com o tempo circular da natureza. Com a chegada do inverno, celebra-se o fim das colheitas, das vindimas, da apanha da castanha e da azeitona. Finalizados os trabalhos e com a satisfação das colheitas, segue-se a festa, com a prova do vinho novo e a matança do porco. Antigamente, no decorrer no inverno os trabalhos eram dentro de casa, com a fiação da lã e a preparação dos instrumentos de trabalho para o novo ano agrícola, que volta a iniciar-se na primavera”, explicou o etnógrafo.


Solstício de inverno

Solstício de inverno é um fenómeno astronómico que acontece todos os anos no dia 21 ou 22 de dezembro. 
O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador, ou seja, quando o Sol se encontra mais a sul. Por isso, o hemisfério em que acontece o solstício de inverno recebe menor incidência de raios solares.
Este ano, a solstício de inverno ocorre no dia 21 de dezembro de 2024, sábado, às 09h21. Nesta data, começa o inverno em todo o hemisfério norte e o verão começa no hemisfério sul.
É o dia mais curto do ano e  consequentemente a noite mais longa. 
A partir desta data, a duração do dia começa a crescer. Por isso, na antiguidade, o solstício de inverno simbolizava a vitória da luz sobre a escuridão.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário