Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Bragança vai acolher filmagens de uma curta-metragem realizada por um filho da terra

 “Quando O Comboio Não Passa” é da autoria de um brigantino, Nuno Mina, videógrafo e realizador


Bragança vai ser pano de fundo de uma curta-metragem escrita pelo brigantino videógrafo e realizador Nuno Mina. “Quando O Comboio Não Passa” retrata a história de uma criança que deixa a sua cidade e vai viver para outra, estando obrigada a despedir-se do seu único amigo. “Terá como protagonista uma criança. Vai despedir-se do único amigo que não vai com ela para a escola nova. Esta criança, enquanto espera que a mãe a venha buscar à escola, tem uma linha de comboio abandonada, junto da escola, e passou aí muito tempo a brincar. Então chegou a criar um amigo imaginário. Esta mudança para a escola nova leva a que tenha de despedir-se tanto do local, que já não vai ter o pé de si, como deste amigo. E a curta-metragem retrata este último dia”.

Nuno Mina vive em Braga, mas escolheu fazer um pequeno filme sobre a região onde nasceu e através da fantasia e comédia aborda as várias problemáticas de Trás-os-Montes. “A desertificação e a falta de investimento na região e dos caminhos, de uma forma leve e com humor. Queria fazer isto há muito tempo. Sou de Bragança e era uma ideia que já andava a ruminar em mim há algum tempo. Acho que faz sentido e acho que é uma abordagem diferente do que se costuma fazer”.

Neste momento está à procura de uma menina, entre os nove e 14 anos, para fazer a personagem principal. “Lançámos agora o casting, uma primeira fase, em que pedimos apenas que enviem a fotografia, nome, idade e um pequeno vídeo da apresentação, para o nosso e-mail. Esta primeira fase decorre até dia 10 de fevereiro e depois escolheremos algumas dessas crianças, que mais acharmos adequadas ao papel. Numa segunda fase entregaremos uma pequena parte do guião à criança. E depois, a partir dessa segunda fase, escolheremos a criança ideal para esse papel”.

As gravações para a curta-metragem começarão em Abril, no Museu Ferroviário de Bragança e na linha do Tua. O objetivo é levar o projeto a concurso a vários festivais de cinema.

Os jovens que se queiram candidatar podem fazê-lo através de productions.quimera@gmail.com.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário