O programa do evento inclui um debate académico e uma exposição no Espaço Corpus Christi, culminando no grande desfile pela Beira-Rio, agendado para amanhã, 24 de maio.
O desfile constitui-se como um dos eventos mais importantes do país, no contexto das tradições da cultura imaterial e na mostra de tradições ancestrais, tanto nacionais como internacionais e conta este ano com a presença dos caretos de Torre de Dona Chama.
Recorde-se que as Festas dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estêvão de Torre de Dona Chama, no concelho de Mirandela, estão oficialmente inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, desse Setembro de 2022.
A decisão da Direção-Geral do Património Cultural relativa a Torre de Dona Chama foi publicada em Diário da República, a 14 de Setembro de 2022, e destaca a “importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”.
As festividades, que ocorrem no Natal naquela vila do concelho de Mirandela, fazem parte das chamadas festas de inverno do Nordeste Transmontano, também conhecidas como Festas dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estêvão, que se prolongam do Natal ao Carnaval.

Sem comentários:
Enviar um comentário