Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de maio de 2025

CARETOS DE TORRE DE DONA CHAMA NO FESTIVAL INTERNACIONAL DA MÁSCARA IBÉRICA EM GAIA

 O Festival Internacional da Máscara Ibérica realiza-se, no fim-de-semana, em Vila Nova de Gaia, num regresso ao Norte de Portugal que promete uma verdadeira celebração das tradições ancestrais.


O programa do evento inclui um debate académico e uma exposição no Espaço Corpus Christi, culminando no grande desfile pela Beira-Rio, agendado para amanhã, 24 de maio.

O desfile constitui-se como um dos eventos mais importantes do país, no contexto das tradições da cultura imaterial e na mostra de tradições ancestrais, tanto nacionais como internacionais e conta este ano com a presença dos caretos de Torre de Dona Chama.

Recorde-se que as Festas dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estêvão de Torre de Dona Chama, no concelho de Mirandela, estão oficialmente inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, desse Setembro de 2022.

A decisão da Direção-Geral do Património Cultural relativa a Torre de Dona Chama foi publicada em Diário da República, a 14 de Setembro de 2022, e destaca a “importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”.

As festividades, que ocorrem no Natal naquela vila do concelho de Mirandela, fazem parte das chamadas festas de inverno do Nordeste Transmontano, também conhecidas como Festas dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estêvão, que se prolongam do Natal ao Carnaval.

Sem comentários:

Enviar um comentário