Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

50 trabalhadores de resíduos permanecem em situação precária meses após denúncia da ACT ao Ministério Público

 Esta exposição foi feita depois de uma denúncia apresentada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional


A denúncia da ACT ao Ministério Público, sobre a alegada falta de condições em que vivem 50 trabalhadores da Grandalvo, empresa que presta serviços à Resíduos do Nordeste, a empresa intermunicipal de recolha e tratamento de lixo, ainda não surtiu qualquer efeito.

Esta exposição foi feita depois de uma denúncia apresentada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional.

Francisco Marcos, coordenador regional deste sindicato, esclarece que continua tudo na mesma. “Não mudou, para já não. Temos a ação a decorrer no Tribunal de Guimarães”.

Francisco Marcos adianta que houve apenas mudanças em alguns aspetos relacionados com as condições de trabalho. “O caminho faz-se caminhando e vamos alertando as populações para isso. Ainda há muitas coisas a fazer no setor”.

E diz que, nalguns casos, as condições são más a ponto de os trabalhadores preferirem essa melhoria do que o aumento dos salários. Há estábulos de animais que têm melhores condições do que os locais de trabalho dos resíduos

O sindicato está a promover, desde dia 29 de setembro e até 21 de novembro, uma campanha de contacto e esclarecimento com trabalhadores, bem como junto das autarquias e populações que servem, para alertar para as condições de trabalho e de vida destes trabalhadores. No distrito de Bragança a adesão foi positiva.

Aumento dos salários e de outras prestações pecuniárias, valorização das carreiras profissionais, fim dos despedimentos abusivos, atribuição do Suplemento de Insalubridade, Penosidade e Risco são algumas das reclamações destes trabalhadores.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário