Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

MUSEU DO ABADE DE BAÇAL REABRE EM NOVEMBRO COM EXPOSIÇÃO DO MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

 Após nove meses de encerramento para obras de requalificação, o Museu do Abade de Baçal, em Bragança, reabre ao público em novembro com a mostra “Olhar Portugal”, uma exposição temporária composta por peças do acervo do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).


A reabertura marca o fim de um processo de modernização que começou há cerca de um ano e incluiu intervenções estruturais profundas. Entre as melhorias destacam-se a substituição do telhado, a atualização do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) e a instalação de uma plataforma elevatória para garantir melhor acessibilidade.

Na última fase das obras, iniciada em fevereiro deste ano, o museu recebeu ainda instalação de rede Wi-Fi, novas soluções arquitetónicas e recursos tecnológicos destinados a tornar o espaço mais inclusivo. Um dos destaques é a implementação de QR Codes que permitem visitas com tradução em Língua Gestual Portuguesa.

O investimento, no valor de meio milhão de euros, foi financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e teve como objetivo modernizar o equipamento cultural e adaptá-lo às exigências atuais.

Com mais de um século de história, o Museu do Abade de Baçal foi fundado em 1915 e recebeu o nome atual cerca de 20 anos depois, em homenagem ao abade e historiador Francisco Manuel Alves, figura central da cultura transmontana.

A exposição permanente, distribuída por 14 salas, oferece um percurso pela história e identidade do Nordeste Transmontano, reunindo peças etnográficas, documentos históricos e obras de arte. Entre os destaques estão coleções de pintura naturalista com nomes como Silva Porto, Marques de Oliveira, Aurélia de Souza, José Malhoa e Sarah Affonso, bem como trabalhos de Abel Salazar e ilustrações de Almada Negreiros.

Com a reabertura, o museu pretende reforçar o seu papel como espaço de conhecimento, inclusão e valorização do património cultural português.

Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CM Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário