Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 20 de dezembro de 2025

A Casa de Cultura da Juventude de Bragança e o F.A.O.J.


 A criatividade fervilhava, a Casa de Cultura da Juventude de Bragança, em articulação com o F.A.O.J. (Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis), era um verdadeiro ponto de encontro para os jovens da cidade de Bragança e da região. Não era, como agora, um edifício, era um espaço vivo, cheio de ideias, sons e cores, onde a energia da juventude se transformava em cultura e em alegria.

Durante todo o ano, mas especialmente nos períodos de férias escolares, o movimento era constante. Os ateliers, orientados por dedicados animadores socioculturais, abriam portas a múltiplas expressões artísticas que passavam pelo teatro, fantoches e formas animadas, serigrafia, dança, movimento e drama, aeromodelismo, música, modelagem… Havia sempre um lugar para experimentar, aprender e partilhar, fosse a criar um cenário para uma peça, a ensaiar uma coreografia ou a imprimir desenhos originais nas telas de serigrafia.

A Casa de Cultura da Juventude de Bragança era um espaço de convívio e amizade, onde se trocavam ideias, onde se discutiam sonhos e se respirava um ambiente de animação e amizade permanente. Para muitos jovens, este era o refúgio criativo onde se passavam horas inesquecíveis, mergulhados num espírito de descoberta e alegria de viver que, ainda hoje, permanece vivo na memória de quem lá esteve e que nunca esquecerá.

Nos tempos da Credencial, o F.A.O.J. estava adstrito ao Ministério da Educação e Investigação Científica.

Quando, a meio da tarde, nem sempre nem nunca, eu e o Gino íamos beber uma cerveja e alguém perguntava por algum dos dois... o Tio Manel, sempre atento e perspicaz... conhecia toda a gente, respondia ou informava. Se fosse "dos nossos" dizia, piscando o olho: - Estão no carro da pipa (era no Cara de Apito). Se fosse gente que não conhecia dizia: - Foram a uma reunião com a Drª Aninhas Miguel... cumplicidades que serviam para construir e reforçar a união...

Se tenho saudades? Pudera...!

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário